O decadente Ronaldinho gaúcho
![]() |
| fonte: Google imagens |
Confesso a vocês caros leitores do nosso blog, que ter me referido com esse termo sobre o Ronaldinho gaúcho, é muito complicado para mim. O Ronaldinho é uma das minhas grandes Referências como jogador de futebol e, para muita gente que acompanha e admira a arte desse esporte. Antes de falar sobre o lado negativo, a decadência a que me referi no titulo, quero lembrar a todos o quão brilhante já foi esse jogador, até pouquíssimo tempo atrás.
O Ronaldinho gaúcho foi revelado pelo Grêmio, no ano de 1998. Logo quando surgiu, já mostrou um talento esplendoroso que o alçaram rapidamente á uma posição de nova grande promessa do futebol brasileiro. Todos devem lembrar do belo cartão de visita daquele então desconhecido garoto dentuço no cenário futebolístico, aqueles dribles sensacionais pra cima do ex capitão da seleção brasileira, o Dunga. A partir daquele momento todos passaram a conhecer aquele sorridente garoto que mais tarde viria a conquistar o mundo.
A sua estréia na seleção brasileira foi tão fulminante como pelo Grêmio, aquele chapéu sensacional em cima de um jogador venezuelano pela copa América de 1999, o fizeram ser reconhecido internacionalmente, e a sua saída do futebol brasileiro seria apenas uma questão de tempo.
Depois de uma saída conturbada do clube que o revelou, o Ronaldinho foi desfilar o seu talento em solo Frances, no Paris saint germain. Depois de jogadas e dribles desconcertantes nos adversários, que conquistaram toda a torcida francesa, a sua magia dentro de campo passou a ser apreciada e disputada por gigantes do futebol europeu. E o Barcelona seria seu próximo destino.
Á sua trajetória no Barcelona é um capitulo a parte na história desse jogador. Pelo clube catalão, o Ronaldinho se transformou em um astro, uma figura conhecida no mundo inteiro, não só pelo seu talento, mas também pelo seu carisma e alegria que demonstrava e proporcionava aos torcedores enquanto estava em campo. Pelo Barcelona, o Ronaldinho conquistou por duas oportunidades o premio de melhor jogador do mundo pela FIFA (2004 e 2005). Além dos prêmios, a sua atuação pelo clube catalão fez com que esse jogador figurasse entre os melhores dos melhores em todos os tempos, sendo para muitos jornalistas e amantes do futebol, um jogador que já estaria no mesmo nível de mitos como Pelé e Maradona.
Esse momento de enorme sucesso do Ronaldinho, infelizmente durou apenas o curtíssimo período em que permaneceu no clube espanhol (2004-2006). Logo após o fracasso da seleção brasileira na copa do mundo de 2006 e o seu próprio, onde ambos estavam cercados de enorme expectativa, o talento do Ronaldinho desapareceu de forma misteriosa, e de lá pra cá, jamais foi o mesmo jogador.
Após seu retorno da Europa, depois de uma breve e ridícula passagem pelo Milan da Itália, o Ronaldinho hoje defende as cores do Flamengo. O Ronaldinho gaúcho parece contrariar a engraçada tese de que o futebol seria mais ou menos como andar de bicicleta, ou seja, que ninguém poderia se esquecer de como se joga futebol. Ele não é nem sombra do grande craque que já foi um dia, se contentando apenas em ocupar o seu feudo no lado esquerdo do campo, estático, lento, tocando bolinhas inúteis de lado e, tentando lançamentos totalmente estapafúrdios que raramente geram lances com o mínimo de perigo.
Talvez o Ronaldinho tenha sido acometido pelo grande problema que passa todos os grandes atletas, de diferentes modalidades esportivas, a falta de motivação. O que mais poderia conquistar alguém que já conquistou o mundo inteiro? Pensando pelo lado do atleta, realmente é uma pergunta de difícil resposta. Infelizmente para nós torcedores e amantes do futebol arte, recomendo que lembrem com muito carinho da época em que esse espetacular jogador nos proporcionou momentos maravilhosos, ao desfilar seu enorme talento pelos gramados do mundo inteiro, pois, dificilmente veremos algo minimamente parecido com aquilo. O sorriso e o talento se foram. O Ronaldinho acabou.

Acho lamentável essa valorização do futebol do eixo,nós - potiguares - já temos pouquíssimos meios de informação para com os nossos clubes,creio eu,que voces deveriam focar o blog de voces em noticias apenas dos clubes do RN,tendo o blog 1 setorista para cada equipe que dispute o estadual,dessa maneira,poderiam expandir o blog futuramente para os demais clubes da região NE! vamos lá pessoal,focar no que é NOSSO!
ResponderExcluirConcordo um pouco com o amigo acima mas não devemos nos distanciar de um contexto nacional e internacional que esse profissional deverá seguir..o da informação!!e um fato infelizmente não agradável para os jornalistas de natal e redondezas e é de que poucos profissionais são contemplados e reconhecidos...a começar pelo futebol tb, uma precariedade resultado de politicagens, mas que também não pode nunca ser esquecido..!!
ResponderExcluirEntrando no assunto do Ronaldinho Gaúcho, gostaria de parabenizar a toda equipe e ao Otavio Rabelo pelo comentário, no qual concordo plenamente. Quando o Gaúcho pega na bola ainda tenho esperanças que ele vá fazer algumas jogadas que são de sua autoria..Acredito que o futebol dele amadureceu e com isso ele tá sendo usado, seu posicionamento, como se estivesse no barça...ele não vai voltar a fazer o que fazia!!uma coisa que tô admirando em ronaldinho agora, e que em sua época na seleção eu detestava, ele tá soltando mais a bola, procurando mais espaços. Acredito que nesse atual momento ele poderia render mais de meia armador e não de centro avante...um braço a todos e continuem sempre!!