Nessa sexta feira (13), o torcedor vascaíno acordou duplamente feliz. O time se classificou para as oitavas de final da taça Libertadores, e hoje celebra o nascimento de seu atual presidente e maior ídolo da história do clube, o ex-craque Roberto dinamite.
Carlos Roberto de oliveira, ou simplesmente, Roberto dinamite. Assim apelidado pelos saudosos jornalistas Eliomário valente e Aparicio pirese, ambos do jornal dos esportes. Essa alcunha foi auferida quando o então garoto Roberto despontava no cenário futebolístico, de maneira impactante tal qual uma dinamite.
A identificação de Roberto dinamite com o Vasco foi uma das mais belas histórias de identificação de uma torcida para com seu grande ídolo. Pelo gigante da colina, Roberto disputou 1110 partidas, em mais de duas décadas defendendo as cores do clube. Marcas que apenas dois jogadores conseguiram na história, Rogério ceni e o rei Pelé. Além disso, ele também é o recordista de número de gols do campeonato brasileiro, e o maior artilheiro de história do Vasco
![]() |
| FONTE:supervasco.com |
Sua brilhante trajetória pelo time da cruz de malta foi interrompida apenas por um breve momento, quando lhe foi oferecido um contrato milionário para atuar pelo todo poderoso Barcelona. Infelizmente, sua aventura pelo velho continente não foi de grande sucesso, e apenas três meses após sua saída ele retornaria ao Vasco, sendo acolhido com todas as honras e glórias que merecem os grandes ídolos.
Decepção! Essa talvez seja a palavra mais adequada para caracterizar o que foi a passagem de Roberto dinamite pela seleção brasileira. Com a camisa canarinho, ele jamais conseguiu repetir as grandes atuações que tinha pelo Vasco, e por isso, nunca alcançou o destaque e as conquistas almejadas. Além disso, ele teve o infortúnio de ser contemporâneo de umas das melhores gerações de jogadores da história do futebol brasileiro, e que era recheada de grandes atacantes.
Carreira política:
Assim como grandes personalidades e ex-atletas que enveredaram pela política, a atuação de Roberto dinamite como deputado estadual se revelou um grande fracasso. Em seu oficio na política, o craque jamais conseguiu demonstrar o mesmo talento e desenvoltura que desempenhava nos gramados, muito pelo contrário, é conhecido entre seus colegas como sendo um dos piores deputados da assembléia legislativa, sendo acusado de graves denúncias, além de ser um dos mais faltosos da casa.
Análise final:
Assim como outro grande nome do futebol brasileiro, o Ademir da guia, que teve uma trajetória bem similar, Roberto dinamite, certamente, será sempre honrado e reverenciado pelos seus méritos esportivos, e não pela passagem pouco gloriosa pela política. Esse jogador foi simplesmente o maior ídolo da história de um clube gigantesco, como é o caso do Vasco da gama. E não tenho dúvidas, que a torcida cruz maltina, no dia de hoje, celebra e relembra com muito carinho do colossal e goleador centroavante, da alcunha mais explosiva do Brasil.
Por :Otavio Camilo



Nenhum comentário:
Postar um comentário