terça-feira, 22 de novembro de 2011

São Paulo

O declínio tricolor
fonte:spfc.net


               O São Paulo sem dúvida alguma é um dos maiores clubes da década, os três títulos brasileiros, libertadores e, mais o mundial de clubes da FIFA, levou o clube do Morumbi a um patamar entre os principais clubes do continente e do mundo. Porém, nos últimos três anos pelo menos, o São Paulo vem colecionando derrotas e fracassos sucessivos, não tendo conquistado nenhum titulo desde o ano de 2008, algo que o torcedor são-paulino não estava mais acostumado a presenciar. Certamente essa crise momentânea vivida pelo tricolor advém de algo muito mais grave do que um simples problema de falta de resultados em campo, e sim, um problema administrativo. Convenhamos, que parece  loucura dizer isso a respeito de um clube que sempre foi considerado um referencial para os demais, um clube de vanguarda, administrado de forma impecável pela sua classe de dirigentes. Digamos que esse diferencial tricolor já existiu, mas a realidade de hoje é bem diferente.

              Entre 2005 á 2008, o São Paulo foi o maior time do Brasil. Sob o comando de Paulo autuori, o time do Morumbi conquistou aquilo que sempre norteou o sonho de todo e qualquer torcedor são-paulino, o de campeão da taça libertadores da América e, do mundial interclubes, ambos no ano de 2005. Após a saída de Autuori do comando técnico do clube, chega ao Morumbi um antigo jogador e discípulo do mestre Tele Santana, o então desvalorizado Muricy ramalho. Com o “azedo” Muricy Ramalho no comando do time, os resultados positivos prosseguiram, dessa vez o São Paulo conquistaria a soberania nacional, tendo conquistado o tricampeonato brasileiro(2006, 2007, 2008), e se colocou como o maior vencedor de títulos nacionais até então. Apesar do enorme sucesso do treinador Muricy ramalho á frente do clube, divergências com a diretoria e o fato de não ter conquistado a taça libertadores, fizeram com que o treinador deixasse o clube no ano de 2009. coincidência ou não, o fato é que desde a saída do Muricy Ramalho do comando técnico do clube, que o São Paulo não conquista absolutamente nada

               Um grande fator desse insucesso tricolor nos últimos tempos sem dúvida alguma é a grande instabilidade política vivida pelo clube. O São Paulo, ou melhor, a cartolagem do clube, sempre se orgulharam por serem um clube de vanguarda, ou seja, um clube que sempre está a frente dos demais, em todo e qualquer sentido. Ao meu ver, essa atitude são-paulina sempre foi caracterizada muito mais por uma certa soberba, arrogância por parte de seus dirigentes, do que uma verdade incontestável. Mas digamos que em certos aspectos o São Paulo é um clube diferenciado realmente, no que se refere a estrutura por exemplo, reconhecidamente uma das melhores do país, inclusive pelos jogadores. Tanto é assim que o famoso REFFIS do clube, é o destino que todos os jogadores escolhem quando precisam de um tratamento diferenciado aqui no Brasil, com profissionais gabaritados e, que já recuperaram atletas de grande repercussão internacional. O centro para formação de atletas( CT de Cotia), é o melhor centro para cuidar de categorias de base do Brasil, principalmente no que se refere as instalações e, ao tratamento dedicado aos jovens jogadores. Não é atoa que de lá já saíram grandes nomes para o time principal.


fonte:spfc.net
              O São Paulo sempre se diferenciou, principalmente em relação aos seu rivais paulistas, por ser um clube democrático, por haver uma alternância no poder, onde nenhum dirigente tem o direito de se perpetuar na presidência do clube por mais de três anos. Essa sempre foi a mais notável qualidade do clube, a sua democracia, até mesmo quando o próprio país vivia sob um regime ditatorial. Atualmente isso mudou no clube, pelo menos nesse período de turbulência, a partir do momento em que assume o poder, o ex-presidente do clube, Juvenal Juvêncio. Esse sem dúvida o mais arrogante e prepotente de todos os cartolas brasileiros. O senhor em questão, simplesmente de forma arbitrária e antidemocrática se perpetua na presidência do clube á 5 anos, e nessa ultima eleição mudou o estatuto do clube, o que lhe proporcionou a oportunidade de mais um mandato, algo que antes era inimaginável pelos lados do Morumbi. Desde que esse senhor se apossou do clube, o São Paulo se apequenou e, comete os mesmos erros que os outros grandes clubes do país cometem: falta de planejamento, demissões sucessivas de treinadores, contratações equivocadas, etc.

             Atualmente o time é dirigido pelo péssimo e encrenqueiro Emerson Leão, ao meu ver mais um erro dessa confusa diretoria. Esse treinador não faz um bom trabalho em clube nenhum desde o ano de 2002 e, já estava absolutamente descartado do mercado de treinadores. O time que a pouquíssimo tempo conquistava o tricampeonato brasileiro, hoje não possui mais chance de titulo e, se contenta apenas em disputar uma vaga na libertadores, com chances pequenas por sinal.  Essa é a realidade do clube no momento: crises políticas, começo de uma ditadura no clube, diretoria confusa e, apesar de possuir nomes de peso no seu elenco como Luís Fabiano e Rogério ceni e, jovens promissores como: Lucas, Casemiro e Wellington, essa instabilidade interna que o clube sofre, consegue se refletir no time dentro de campo, e com isso os resultados negativos aparecem naturalmente.

Por: Otavio Camilo direto ao assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário