Aberto da Austrália: 100 anos de tradição e surpresas
Fonte: panasianbiz.com
Começa hoje o primeiro grand slam de tênis da temporada, o aberto da Austrália. Desde sua primeira edição, em 1905, esse torneio já foi disputado em seis cidades diferentes, até que foi transferido definitivamente para Melbourne, em 1972. Até o ano de 1988, esse torneio era disputado na grama e depois foi substituída por uma superfície mais dura, assim como o aberto dos Estados unidos. Apenas em 1922, essa competição foi aberta também para as mulheres.
Maiores campeões:
Roy Emerson(AUS): 6 títulos
Jack Crawford(AUS), Ken Rosewall(AUS), André Agassi(EUA) e Roger Federer(SUI): 4 títulos
Desde a sua primeira edição, que teve o australiano Rodney heath, como seu primeiro campeão, o aberto da Austrália vem se caracterizando por ser um torneio que sempre reserva muitas surpresas para o publico. Na minha opinião, esse fato deve-se á um motivo muito simples: a falta de ritmo de jogo ou de uma preparação mais adequada por parte dos grandes favoritos ao título, principalmente por alguns deles estarem vindo de uma temporada muito desgastante, que durou até o mês de dezembro, ou seja, não há um tempo minimamente razoável para uma boa preparação dos tenistas visando o evento. Os títulos do sueco, Tomas Johansson, em 2002 e do russo Marat Safin, em 2005, são bons exemplos do que podemos considerar como “zebras” nesse grand slam. Outras surpresas foram os vice-campeonatos de Marcos Baghdatis(2006), Fernando González(2007) e Jô-wilfried tsongá(2008).
Caminho dos favoritos:
Roger Federer e Rafael Nadal, tiveram chaves generosas e poderão se encontrar em uma das semi-finais do torneio, fato que não ocorria desde 2005, em Roland garros. O suíço enfrentaria um jogador mais qualificado apenas em uma eventual quartas de final, podendo ser: Del potro ou Mard Fish. Já o espanhol, teria um decadente Tommy Haas, na segunda rodada e talvez um duelo mais complicado se tiver pela frente o gigante John isner, na etapa de oitavas-de-final. Nas quartas o touro Miura, teria pela frente o tcheco Tomas Berdich. Djokovic e Murray, tiveram um sorteio um pouquinho mais complicado em relação aos seus rivais. O sérvio, que é o atual campeão do torneio poderá encontrar nas oitavas, o ascendente e sacador, Milos raonic ou o sempre complicado Andy Roddick. o atual vice-campeão do ano passado, o britânico Andy Murray, terá um adversário complicado logo em sua estréia, o jovem e talentoso tenista americano, Ryan Harrison. Nas fases seguintes provavelmente irá encarar os franceses, Gael Monfils e tsongá.
Chave feminina:
No lado feminino a esperança sem dúvida alguma do torcedor australiano é pela tenista da casa, Samantha Stosur, que recentemente se sagrou campeã do US open. A grande curiosidade fica por conta da condição física das favoritas. Serena Williams, Kim Clijsters, Caroline Wozniacki e Maria Sharapova, que passaram por lesões de última hora. A belga terá que pegar uma confiante Na Li nas oitavas e Wozniacki numa possível quartas. Interessante. Do outro lado temos Sharapova e Serena com a também embalada Kvitova
Caminho dos brasileiros:
O número 1 do ranking nacional terá pela frente logo em sua estréia o seu algoz do ATP Challenger Finals, o israelense, Dudi sela. O israelense não é um grande tenista, porém é muito rápido e seu jogo encaixa com o do brasileiro. Tomaz Bellucci precisará jogar com muita consistência durante toda a partida, se quiser seguir adiante no torneio. Ricardo mello, terá pela frente na primeira rodada um tenista vindo do qualifying, caso saia vitorioso do confronto, poderá enfrentar o embalado Jo-wilfried tsongá, na segunda rodada.
O torneio se iniciará hoje a partir das 23 horas, com total transmissão dos canais ESPN. Façam suas apostas!
Por :Otavio Camilo

Nenhum comentário:
Postar um comentário