Acabo de estar diante de uma das maiores partidas da história do tênis. Foi simplesmente seis horas de jogo, a mais longa do grand slam australiano até agora, e que terminou com á fantástica vitória do número 1ª do mundo, o sérvio Novak djokovic, sobre o espanhol Rafael nadal, com parciais de: 5-7, 6-4, 6-2, 6-7(5) e 7-5. Esse foi o sétimo triunfo seguido em finais de nole contra Nadal e foi também o quinto título de grand slam do sérvio e o terceiro em Melbourne
Djokovic se torna o quarto jogador na Era Aberta (desde 68) a vencer ao menos três títulos em Melbourne. Nessa lista já estavam o sueco Mats Wilander (3), o suíço Roger Federer (4) e o americano Andre Agassi (4).
Confesso á todos, que me senti honrado, um verdadeiro privilegiado, por ter a oportunidade de presenciar um confronto entre dois verdadeiros “monstros” do esporte mundial. Certamente esse duelo reúne os dois jogadores mais bem preparados, tanto fisicamente quanto psicologicamente, não só no circuito atual do tênis, mas em toda a história desse esporte. O espanhol é um verdadeiro touro, simplesmente incansável, imbatível, um jogador que praticamente se nega a oferecer um ponto ao seu adversário, sem que ele tenha oferecido a última gota de suor para isso, seja no primeiro ponto do primeiro game ou na última bola do quinto set da partida final de um campeonato. O sérvio é igualmente espetacular. Assim como o seu rival, Nole parece nunca se abalar com as adversidades que um jogo de tênis naturalmente impoe á um jogador. Djokovic vence o seu adversário naquela que considero a principal característica e maior fator de desequilíbrio que pode haver entre dois tenistas, a força mental. Acredito que a parte psicológica para um esporte individual como o tênis, supere a técnica, o físico, ou qualquer outro atributo, e nisso o sérvio, beira á perfeição.
TRAJETÓRIA DO CAMPEAO:
Novak djokovic 3 x 0 Paolo lorenzi(ITA) 6-2, 6-0 e 6-0
Novak djokovic 3 x 0 Santiago giraldo(COL) 6-3, 6-2 e 6-1
Novak djokovic 3 x 0 Nicolas mahut(FRA) 6-0, 6-1 e 6-1
Novak djokovic 3 x 1 Leyton Hewitt(AUS) 6-1, 6-3, 4-6 e 6-3
Novak djokovic 3 x 0 David ferrer(ESP) 6-4, 7-6 e 6-1
Novak djokovic 3 x 2 Andy Murray(GBR) 6-3, 3-6, 6-7, 6-1 e 7-5
Novak djokovic 3 x 2 Rafael nadal(ESP) 5-7, 6-4, 6-2, 6-7(5) e 7-5
Na chave feminina, A bielorrussa Victoria Azarenka, cabeça de chave número 3, conquistou o título ao derrotar na final a russa Maria Sharapova, em dois sets, 6-3 e 6-0, e garantiu na próxima segunda-feira o primeiro lugar do ranking mundial. Este foi o primeiro título de Grand Slam para Azarenka, de 22 anos, que chegou pela primeira vez à final de um dos grandes torneios do ano. Com esta vitória, a bielorrussa será a sucessora da líder do ranking WTA, a dinamarquesa Caroline Wozniacki
A vitória de Azarenka confirma sua trajetória ascendente em 2012, ano em que se mantém invicta, com dois títulos, o deste sábado em Melbourne e também em Sydney. Graças à confiança adquirida, em parte fruto de sua parceria desde o início de 2010, com o treinador francês, Sam Sumyk, a tenista pôde neste sábado assumir o controle da final, o que antes seria inimaginável para uma jogadora que sempre se caracterizou por uma instabilidade psicológica nas partidas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário