sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CLÁSSICO REI: TRADIÇAO E RIVALIDADE

O clássico rei é o maior clássico do Rio grande do norte. É o confronto das duas principais forças do futebol potiguar, o ABC e o América. Nesse domingo, dia (06), mais uma página dessa enorme rivalidade será escrita, rivalidade essa que já existe á quase cem anos, desde o seu primeiro capitulo, no Longínquo ano de 1915, num campo improvisado onde hoje se encontra a praça cívica, com a vitória do mais querido por 4 á 1. Desde então, essa rivalidade se acentuou cada vez mais, transformando esse clássico em uma das maiores rivalidades futebolisticas do Brasil.



Essas duas tradicionalíssimas equipes do nosso estado, jamais conseguiram um lugar de destaque entre os grandes do futebol brasileiro, muito pelo contrário, sempre estiveram numa posição de meros coadjuvantes no cenário futebolístico nacional. Porém, a rivalidade que esses clubes possuem e mostram aos seus torcedores a cada embate entre eles, ao longo de todos esses anos de história do clássico, fizeram com que esse duelo fosse considerado como uma das maiores rivalidades entre clubes no país. Durante esses quase cem anos de história, esses dois times já protagonizaram verdadeiras batalhas épicas dentro de campo. Confrontos absolutamente inesquecíveis, que certamente os torcedores mais nostálgicos de ambas as equipes, lembrarão com muito carinho.

Números do clássico
  • Vitórias do ABC: 168
  • Vitórias do América: 162
  • Empates: 147
  • Gols do ABC: 638
  • Gols do América: 583
Clássico em finais do estadual 

1ª decisão : Em  1922, América campeão em cima do ABC 

As 5 ultimas decisões
1996: América campeão

1997: ABC campeão 

1999: ABC campeão 

2005: ABC campeão

2007: ABC campeão

Confrontos nesse Ano:
ABC 4 x 2 América (Primeira fase da taça Natal)

América 0 x 1 ABC (primeiro jogo da final da taça Natal)

ABC 1 X 0 América (segundo jogo da final da taça Natal )

America 1 x 0 ABC(primeira fase da copa RN)

ABC 1 X 2 América (semifinais da copa RN) 

América 2 x 1 ABC(primeiro jogo da decisão)
  •  
JOGOS INESQUECIVEIS:
1976 - ABC 3 X 0 AMÉRICA - Reinaldo é a vingança.
Natal estava atônita. De uma hora para outra, dois ídolos trocam de camisa, agitando a imprensa e deixando boquiabertos os torcedores. Alberí, o Deus da Frasqueira estava no América. Reinaldo, a revelação rubra, a flecha que ajudara a liquidar o rival no ano anterior, trocara a Pousada do Atleta por Morro Branco, bairro onde ficava a sede do ABC. Não deu outra. Num dos clássicos finais, não havia um só lugar disponível. Um público estimado em 54 mil pessoas viu artistas como Alberí e Hélcio Jacaré do América sucumbindo aos pés de Reinaldo. O ABC meteu 3 x 0. Ele fez dois
1977 - AMÉRICA 0 X 0 ABC - Muita pancadaria e América campeão.
Talvez a maior briga registrada num clássico entre América e ABC,  aconteceu em setembro de 1977, em partida válida pela final do Campeonato Potiguar daquele ano. O time rubro jogava pelo empate. O Primeiro tempo equilibrado e a torcida alvinegra vaiando Alberi, insatisfeita em ver o ex-ídolo defendendo o rival. No segundo tempo, aos 29 minutos, Ivanildo "Arara" fez falta dura em Ânderson, que revidou, sendo expulso. Quando ia saindo, Zeca deve ter dito alguma coisa que não agradou ao jogador, tanto que voltou e correu em perseguição do volante americano. O tempo fechou e o que se viu foram os 22 jogadores se agredindo. Com a entrada da polícia a "guerra" campal ficou sob controle. A decisão ficou com o TJD; foi mantido o resultado de 0 x 0 e o América proclamado campeão.
1999- AMÉRICA 1 X 1 ABC- GOL ANTOLÓGICO DE SERGIO ALVES
O mais emocionante jogo dos últimos anos entre as duas equipes. Era decisão do campeonato potiguar daquele ano.  América  vencia o jogo até minutos finais da partida, até que Joãozinho levantou a bola na área do mecão, e Sergio Alves emendou uma belíssima bicicleta, igualando o marcador e dando o titulo ao mais querido.


Ficha do jogo 

Horário:16h00

Local: Estádio Frasqueirão  

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden
Aux1:Cleristo Clay  
Aux2: Thiago Gomes

Transmissão: Radio globo 640 AM, Radio CBN 1190 AM, Radio Satélite 87,9FM, Radio Nordeste 98,9 FM.
Relacionados

ABC: Goleiros: Camilo e Welligton;
Laterais: Berg e Murilo;
Zagueiros: Flávio Boaventura, Eduardo, Alison Ferreira e Leandro Cardoso;
Volantes: Bileu, Luis Ricardo, Carlinhos Santos e Jardson Sapé;
Meias: Jérson, Raul, Thiaguinho e Everton Sena;
Atacantes: Washington, Léo Gamalho, Adriano e Paulista.


América: Goleiros: Fabiano e Dida
Laterais: Norberto, Bruno e Wanderson
Zagueiros: Edson Rocha, Mauro, Zé Antônio, Thiago e Cléber
Volantes: Ricardo Oliveira, Márcio Passos, Nata, Ricardo Baiano e Fabinho
Meias: Jairo e Júnior Xuxa
Atacantes: Isac, Lúcio, Pingo, Soares e Rivaldo





Um comentário:

  1. Vixe... é uma Pena!! Mais vc está COMPLETAMENTE Equivocado quanto ao Jogo da Bicicleta de Sérgio Alves. o Jogo foi em 2001 e Não era final.com o Resultado o abc se Classificou para a Final do Turno contra o Touro se Não me engano. Mas Com CERTEZA Não era Final de Campeonato .

    ResponderExcluir