Começa nesse sábado (21), o principal torneio de futebol do continente africano, a copa africana de nações. Essa competição realiza-se a cada dois anos. Na primeira edição, em 1957, apenas três seleções participaram: Egito, Sudão e Etiópia. Depois desta edição, foi preciso criar um torneio de qualificação, devido ao crescente número de participantes. Essa será a 28ª edição e será co-organizada por Gabão e Guiné equatorial.
VEJA OS GRUPOS:
GRUPO A: GRUPO B: GRUPO C: GRUPO D:
GUINÉ EQUATORIAL COSTA DO MARFIM GABAO GANA
LIBIA SUDAO NÍGER BOTSWANA
SENEGAL BURKINA FASO MARROCOS MALI
ZAMBIA ANGOLA TUNISIA GUINÉ
Três grandes ausências serão sentidas durante esta edição do torneio: Togo, Nigéria e Egito. Togo ficará de fora após terem desistido da edição anterior, depois de um ataque ao seu ônibus, que vitimou alguns membros de sua equipe. A Nigéria não disputará o torneio, por uma imposição do ditador de seu país, que tomou essa decisão por acreditar que a seleção fez uma campanha vergonhosa na última copa do mundo, e por isso, uma das mais tradicionais equipes do continente, ficará “interditada” por dois anos. O Egito por sua vez, fez uma campanha horrorosa nas eliminatórias, muito longe do que está acostumado a fazer o maior vencedor dessa competição, com sete troféus.
ANÁLISE DOS FAVORITOS:
Acredito que três seleções aparecem com um favoritismo muito destacado para a edição desse ano: Costa do marfim, Gana e Senegal. A seleção dos elefantes de Costa do marfim são os grandes favoritos para o torneio. O time do astro Didier Drogba, fez uma campanha com 100& de aproveitamento nas eliminatórias, além disso, os marfinenses possuem os melhores jogadores do continente no momento e querem finalmente impor essa melhor qualidade aos seus rivais. Alem do atacante do Chelsea, o time conta com outros grandes jogadores, como: kolo toure, Yaya toure, Gervinho e Kalou. A seleção Ganesa entra como a segunda força do torneio, tendo se classificado com relativa tranqüilidade na sua chave nas eliminatórias. Certamente contará com algo que os diferencia dos outros favoritos da competição, sua enorme tradição no torneio, já sendo quatro vezes campeão. O elenco conta com uma mescla interessante de jogadores experientes e jovens talentosos, como por exemplo: appiah(Cesena), Essien(Chelsea), Asamoah gyan( Sunderland), Boateng(Milan) e Ayew(Olympique). Senegal tentará reviver nessa copa africana, momentos de brilho em tempos recentes, como por exemplo: quando derrotou a poderosa e Campeã do mundo de 1998, a seleção francesa, na copa de 2002. Para ser bem sucedida na edição desse ano, contará com jogadores de relativo sucesso no futebol europeu, como: Diamé(Wigan), Mamé Diouf( Manchester united) e Pappis Dembá(Newcastle).
DIFERENCIAL DOS AFRICANOS:
A copa africana de nações é uma competição especial no calendário futebolístico mundial, por tratar-se de um torneio que resgata o futebol na sua forma genuína, a essência do futebol. Apesar de alguns de seus jogadores atuarem no futebol europeu e de algumas equipes serem comandadas por técnicos europeus, essa competição ainda consegue manter algumas de suas características fundamentais e que se confundem com o espírito do povo africano: Alegria, ginga, uma irresponsabilidade defensiva e ausência de esquemas táticos mirabolantes. Essas características de certa forma ainda diferenciam o futebol africano de toda essa “chatice” que virou o futebol mundial, depois que os europeus impuseram uma verdadeira “mecanização” no futebol em todo mundo
O sucesso do futebol africano ainda não é revertido de títulos, porém suas arquibancadas sempre são contagiadas por um futebol alegre, veloz e, sobretudo, repleto de esperanças. Indubitavelmente o futebol para os africanos possui um significado que transcende, em muito, uma simples partida de futebol. Seja na vitória ou na derrota, o sorriso e as danças são sempre emblemáticos daqueles povos tão sofridos pelas guerras, fome e uma falta de estrutura de seus países. Felizmente, o que veremos durante esse período que irá acontecer esse torneio, será a verdadeira face do povo africano, a face alegre, esperançosa e feliz, mesmo diante das piores adversidades possíveis que são impostas a essas pessoas. VIVA Á ÁFRICA!
Por: Otavio Camilo


Nenhum comentário:
Postar um comentário