sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Copa São Paulo de futebol Junior: tradição, celeiro de craques e polemica

fonte:sanguefutebolistico.blogspot.com
       Nessa terça feira (03), teve inicio a principal competição entre clubes com jogadores da categoria Junior, a copa são Paulo de futebol Junior. Essa será a 43º edição do certame e contará com 96 equipes, distribuídas em várias cidades do interior do estado de São Paulo. O grande vencedor dessa competição é justamente o estado de São Paulo, com 24 troféus, sendo o Corinthians o seu principal representante, com sete conquistas. Em seguida vem o estado do Rio de janeiro, com oito troféus, sendo cinco para o Fluminense. O estado de Minas gerais vem em seguida, com cinco conquistas, sendo três triunfos do galo.
     Sem dúvida alguma, a taça são Paulo é a competição que mais revela jogadores para o futebol brasileiro. A primeira edição do campeonato foi disputada em 1969, com a participação de apenas 4 times: Nacional, Palmeiras, Corinthians e Juventus. O clube do parque são Jorge se sagrou o primeiro campeão da copinha.
               Durante esses mais de 40 anos de tradição, a copinha contribuiu de maneira significativa para o sucesso do grande futebol brasileiro, tendo revelado grandes times e belos jogadores ao longo desses anos.
Lembrem de alguns desses times e craques revelados:
Internacional de 1972: foi o vice- campeão daquela edição, perdendo para o nacional da capital paulista, porem revelou para o mundo aquele que viria a ser um dos maiores volantes que o futebol já viu, Paulo Roberto Falcão.
Portuguesa de 1991: considerada a melhor campanha até hoje de um clube na copinha, simplesmente venceu os nove jogos que disputou. Nessa edição o Brasil conheceria um grande fenômeno do futebol, o meia-atacante Dener. Ele vestiu a amarelinha da seleção brasileira principal apenas dois meses depois da Copinha! Mas teve sua carreira abreviada por um acidente de carro, que tirou sua vida quando ele tinha apenas 23 anos
Flamengo de 1990:  Talvez um dos melhores times da história da taça são Paulo, alem de ter feito uma belíssima campanha ao longo da competição, derrotando o Juventus da moca na final, ainda revelou para o futebol brasileiro nomes de peso, como: Paulo Nunes, Djalminha, Junior baiano, Marcelinho carioca e Marquinhos.
São Paulo de 1993: Também considerado como um dos grandes times da história da copinha, esse são Paulo. Na final da Copa São Paulo de Futebol Juniores de 1993, o São Paulo venceu o Corinthians de Marques por 4x3. Quem brilhou foi Jamelli. Além dele, o time tinha Pavão, Catê, Caio e aquele que se tornaria o maior jogador da história do clube no futuro, o grande Rogério Ceni.
Corinthians de 1999: Outro grande time que teve 100% de aproveitamento na competição, o clube do parque são Jorge foi campeão ao derrotar o Vasco da gama na grande final, por 1 á 0, gol de Edu, hoje gerente de futebol do clube. Alem do Edu, naquele ano o Corinthians revelou bons valores, como: Gil, ewerton e Kléber.

Grande problema da taça são Paulo:
               A taça são Paulo de futebol Junior é uma competição maravilhosa e de vital importância para o desenvolvimento e o futuro do futebol brasileiro, tendo em vista que já revelou grandes craques ao longo dessas quatro décadas que o certame existe. Infelizmente, apesar desse aparente sucesso, alguns problemas sérios vão surgindo em torno da copinha, a cada nova edição. Posso citar pelo menos dois grandes problemas que acometem essa competição atualmente: o “inchaço da competição” e a ação dos empresários nefastos, os famosos “times de aluguel”.
               Na verdade um problema está diretamente ligado ao outro. A edição desse ano contará com a presença de 96 equipes de todo o Brasil, divididas em grupos que compõem todo o nosso alfabeto, ou seja, trata-se de um grande exagero. Diria sem nenhum receio que metade desses times não tem á menor possibilidade de agregar absolutamente nenhum valor técnico á competição. Só irão disputar a copinha por motivos políticos ou simplesmente para agradar a quem de fato os dirigentes corruptos do nosso futebol gostam de privilegiar, aos empresários. Outra grande parte desses times será formada pelos clubes desses benditos empresários da bola, os famosos “times itinerantes”, são aqueles times que não possuem nenhum vinculo afetivo com o torcedor e com isso não despertarão nenhum apelo por parte do publico. Essa competição representará apenas pelo valor do negócio para esses empresários que estão á frente desses clubes de aluguel, e nada mais que isso.
                   Apesar desses problemas citados, a taça são Paulo continua sendo uma competição empolgante que abre o nosso calendário esportivo a mais de 40 anos, unindo tradição, talento e o principal de tudo: a revelação de novos grandes talentos para o já rico e consagrado futebol brasileiro. Espero como torcedor, que a copa são Paulo não perca essa sua essência, motivo pela qual foi criada, o de ser um grande celeiro de talentos do futebol.
                                                   fonte:topicos.estadao.com.br
Por: Otavio Camilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário