terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Quem foi melhor: Zidane ou Platini?

Seguirei minha série de comparações que já viraram tradição no blog Je na geral, onde já tive oportunidade de colocar diante de nossos leitores, duelos como: Ronaldo x Romário e Maradona x Messi. Agora quero analisar os dois melhores jogadores da história do futebol francês, nada mais nada menos do que Michel Platini e Zinedine Zidane. Seguirei os mesmos critérios dos outros confrontos, pois julgo que sejam os mais adequados para fazer esse tipo de comparação: características de ambos, importância clubística e relevância na seleção nacional.
O fato de não ter visto um dos concorrentes em ação, no caso o Platini, tornaria naturalmente essa confrontação extremamente difícil. Além disso, esse duelo é sem dúvida entre os maiores jogadores de todos os tempos da França. Certamente, ambos estão em qualquer lista sensata dos 10 maiores jogadores de todos os tempos. Dois atletas de atributos semelhantes, reconhecidos pela categoria e elegância que desfilavam no gramado.
Deixo registrado que o Zidane é meu ídolo no futebol; jamais vi diante dos meus olhos um jogador de tamanha elegância para jogar futebol, como era esse jogador de descendência argelina. Tratava-se de um gênio da bola, um meia que simplesmente se recusava a baixar a cabeça, jogando sempre de peito estufado, cabeça erguida, e sem dúvida nenhuma continua a ser amado pelos saudosistas de plantão, que diziam que ele era um jogador a moda antiga, “daqueles que passavam meses sem errar um passe. O Platini era igualmente fantástico, porém possuía uma característica distinta, era o famoso craque da camisa 10, um meia de ligação, que chegava com muita frequência na área adversária. Possuía, portanto, um espírito muito mais goleador do que o de Zizu, que inicialmente era um jogador que tinha uma função mais recuada no campo.
Importância clubística:
Ambos tiveram um início e uma ascensão muito parecidas em suas carreiras; foram sempre imprescindíveis por todos os clubes por onde passaram, seja nos times de menor expressão ou nas grandes potências do mundo da bola. A Juventus de Turim foi o grande clube em que os dois atuaram e tiveram um sucesso bem similar. Eles ficaram na velha senhora por seis temporadas, conquistaram o mesmo número de escudetos, mas o fato do Platini ter vencido a Liga dos Campeões e ter sido eleito três vezes consecutivas como o melhor jogador da Europa, com atuações decisivas pelo time de Turim, fazem com que ele esteja num patamar acima de Zizu.
Ao contrário de Platini, que encerrou a sua vitoriosa carreira na Juventus, o Zidane, na temporada 2001, foi vendido como o mais caro jogador até então do futebol mundial, para o poderoso Real Madrid. Pelo clube merengue, o Zidane foi simplesmente espetacular, tendo sido o grande protagonista da famosa era dos “galácticos”. Além de conquistas individuais, ele também foi o responsável direto da última grande conquista do Real, a liga dos campeões, na temporada 2001/2002.

Importância na seleção:
                 Com certeza esses dois jogadores foram os mais imprescindíveis que a seleção francesa já possuiu. Ambos foram comandantes das duas melhores gerações que a esquadra azul já teve. O Platini foi o craque do primeiro deles, o time que conquistou a Euro-Copa, no ano de 1984, e que chegaria a duas semi-finais de Copas do Mundo, em 1982 e 1986, fato até então inédito para o país. O Zidane foi além! Conseguiu ir ainda mais longe do que foi o seu antecessor, anos antes. Sob a batuta desse verdadeiro maestro, a seleção francesa finalmente conseguiria alcançar outro patamar no futebol, passando a ser respeitada e temida pelas outras forças do velho continente. Jogando em casa, Zidane e toda aquela sensacional geração de jogadores, conquistaram a copa de 1998. Depois desse grande feito, venceram também a Euro-Copa de 2000 e chegariam a mais uma final de mundial, no ano de 2006. Depois de todos esses triunfos, aqueles atletas seriam reconhecidos como os maiores que o país já tinha visto e, o grande regente dessa “orquestra”, o craque Zidane, seria alçado a posição de maior jogador da história da França.
                
ANÁLISE FINAL:
             Acabei de comparar dois “monstros” do futebol, jogadores absolutamente diferenciados no que se propunham a fazer dentro de campo, de características semelhantes, principalmente no que se refere a postura e a genialidade. Naturalmente, já seria uma comparação extremamente complexa de ser feita, porém, assim como não me furtei de emitir minha opinião em nenhum dos outros embates, também não me omitiria nesse caso. Na minha humilde opinião, o Zidane foi melhor, mais completo como jogador, mais importante e decisivo para a seleção de seu país e para os times por onde passou, além do fato de ser mais vitorioso, tanto em relação a prêmios individuais, quanto a conquistas coletivas. Mas isso pouco significa para mim! Principalmente se analisarmos pela ótica de nossos colegas franceses, que tiveram a oportunidade de estarem diante de dois ídolos dessa magnitude, gênios de tamanho valor na história do esporte bretão.  






por: Otávio Camilo 

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar quero agradecer pela oportunidade de postar um comentário sobre duas lendas do futebol mundial, mais ao mesmo tempo que me sinto entusiasmado também cresce a responsabilidade de opinar sobre um texto tão delicado que gera polêmica principalmente entre os franceses...

    A carreira dos dois sem dúvida foram vitoriosas, ambos eram geniais, a classe e frieza dos dois eram muito parecidas, um era mais armador, o outro era mais goleador, mais pessoalmente acho platini mais completo... na minha opinião ele tinha tudo que Zidane teve como técnica, eram ambidestros, passes excelentes, visão de jogo quase que sobrenatural, embora taticamente Zidade seja um jogador perfeito, mais platini era melhor em bolas paradas, no cabeceio e na finalização em sí.

    No entanto, na seleção há uma pequena desvalorização da importância dos feitos de platini. Assim como todos sabem, uma seleção amadurece com o tempo, suas perspectivas aumentam de acordo com seus feitos, a frança de platini antes de platini não era nada, chegar em duas semi-finais seguidas era pra França naquela época como fossem títulos, além do título propriamente dito e inédito da euro citada pelo texto. Através desses feitos a França começou a ser vista como uma das grandes potências mundiais no futebol e, consequentemente atraindo olhos de investidores no país.

    ResponderExcluir
  2. Grande comparação do Otávio! Acompanho o Zidane desde 1995, e não pude ver o Platini em tempo real. Porém, vi reprises de muitos do Platini, e, em minha opinião, o Platini foi ainda mais genial. Mas é só a minha opinião. Afinal, trata-se de dois gênios do futebol, que podem tranquilamente ser colocados lado a lado.

    ResponderExcluir
  3. O Platini pra mim foi mais jogador. A técnica de ambos se equivale, mas além de fazer gols, o Platini também era excelente na bola parada.

    Por outro lado, o Zidane foi mais vitorioso, mais decisivo.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas, Platini foi mais soberano que Zidane! Quem viu ambos jogar, sabe que Platini foi mais espetacular! Sua técnica apurada e poder de decisão o sobre-elevam acima do argelino!
    O que Platini fez na Juventus já denotam a sua superioridade!
    Atuar no Real Madrid não é parâmetro: é o maior clube do globo e, ano após ano, nos apresenta uma miríade de jogadores supernais!
    Platini no Real Madrid teria tido mais sucesso!

    Nos anos 80 o futebol tinha seleções muito mais poderosas que as dos anos 90 e anos 2000! A Copa de 1986 é a prova cabal disso: a copa com as seleções mais espetaculares! Platini, com sua técnica magistral, também teria feito mais estragos que Zidane nos anos 90 e 2000!

    Quem os viu, sabe do que estou falando!

    Platini, sem igual no futebol da França - embora Zizou o siga de perto!

    Alexandre (Bento Gonçalves-RS)

    ResponderExcluir