sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CHOQUE REI PAULISTA: PALMEIRAS X SÃO PAULO

Neste domingo (26), O estádio do prudentão, em Presidente prudente, interior de São Paulo, será o palco de mais um choque-rei, Tradicionalíssimo clássico entre Palmeiras e São Paulo. O jogo será válido pela décima rodada da fase de classificação do campeonato estadual mais equilibrado Brasil, o campeonato paulista. Ambos figuram entre os oito melhores da competição no momento e se terminasse dessa maneira estariam classificados á próxima fase da competição. O verdão é o terceiro colocado, enquanto o tricolor é o quinto na tabela.
Confesso que detesto essa nova mania dos grandes clubes paulistas de mandarem os clássicos para o interior do estado. O glorioso estádio prudentão se tornou a nova casa, o abrigo de todos os grandes jogos envolvendo as principais equipes do estado de São Paulo. Na minha opinião os clássicos de hoje em dia, e não me refiro apenas aos de São Paulo, perderam completamente á razão de existir. Desde criança que acompanho futebol e pude aprender que clássico se exige emoção, garra das equipes, futebol bem jogado, e acima de tudo isso, a rivalidade saudável entre os torcedores. Isso infelizmente acabou no futebol! O argumento da violência protagonizada pelas torcidas organizadas é plausível e convincente, mas no fundo esse argumento só revela uma coisa: a comprovação mais uma vez de um atestado de incompetência do poder público e da policia militar, que são incapazes de conter os ânimos mais alterados de meia dúzia de imbecis que vão ao estádio. Infelizmente esse problema citado fez com que a diretoria do Palmeiras de forma estúpida aderisse mais uma vez a essa idéia estapafúrdia de tirar o jogo da capital e levar para o interior. Considero essa postura como um enorme retrocesso para um futebol tão poderoso como é o do estado de São Paulo.

RETROSPECTO DO CONFRONTO:
JOGOS: 299
VITÓRIAS DO SÃO PAULO: 103
VITÓRIAS DO PALMEIRAS: 98
EMPATES: 98
GOLS DO SÃO PAULO: 404
GOLS DO PALMEIRAS: 392           
ANÁLISE DAS EQUIPES:
PALMEIRAS:
Deixei bem claro em outras publicações, aqui no blog Je na geral, que considero o Palmeiras uma das equipes grandes do futebol brasileiro que mais se “apequenaram” nos últimos anos. Desde a ruptura da parceria bem sucedida com a Parmalat, no inicio dos anos 2000, que o alvi-verde jamais figurou entre os grandes nos campeonatos que disputa, não tendo conquistado nenhum titulo sequer, desde á conquista da taça Libertadores, no longínquo ano de 1999, na época, dirigido pelo seu treinador atual, Luis Felipe scolari.
Embora essa eterna fase de insucessos perdure, o time atual do Palmeiras está evoluindo, apesar da enorme falta de criatividade e de variações de jogadas, e pelo fato de ainda ser “refém” da única boa jogada desenvolvida pelo time, a temida bola parada do veteraníssimo Marcos assunção, que inclusive vem sendo o melhor jogador do elenco palestrino á duas temporadas. Não obstante tudo isso, o elenco para esse ano foi reforçado com bons valores, como: Maicon leite, para impor velocidade ao ataque, O centroavante Barcos, para ser uma referência dentro da área e reforçar ainda mais a boa jogada aérea da equipe, e a possível contratação de Wesley, que viria pra auxiliar o lado direito do campo. Sem dúvida alguma esses nomes estão vindo para agregar ainda mais qualidade técnica ao elenco de felipao.

SÃO PAULO:
Ao contrário do seu rival, o tricolor se acostumou nos últimos anos a colecionar vitórias e títulos para a sua já extensa galeria de troféus. Porem, o último grande triunfo do time do Morumbi, foi o campeonato brasileiro de 2008, ou seja, já faz quatro anos que o São Paulo não sabe o que é ser campeão.
O elenco atual é comandado pelo treinador Emerson leão, que estava completamente desaparecido do mercado de treinadores até pouco tempo atrás. O time passou por uma enorme reformulação em relação a temporada anterior, fato que já se tornou uma prática comum dessa diretoria são paulina. Nomes como: Fabrício, Cortês, Pulo Miranda, Edson silva e Jadson, teoricamente vieram reforçar um plantel que eu já considerava de bom nível. Acredito que essa oscilação que o time vem passando se deve principalmente ao enorme número de lesões á que vem sendo acometido, principalmente por se tratar de jogadores indispensáveis do time, como é o caso de Luís Fabiano, melhor atacante do elenco, e Rogério ceni, que é o principal líder e grande referencia dentro do clube.
PALPITE:
Ao contrário do que vários comentaristas comungam, acredito que em clássico possa sim existir um favorito, e analisando especificamente esse choque-rei, vejo o Palmeiras com um animo mais renovado, vivendo uma melhor fase que o seu rival, muito em função dos problemas vividos pelos lados do Morumbi. Por isso considero que o alvi-verde leva uma certa vantagem para domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário