Começa nessa terça-feira(7), a principal competição entre clubes do nosso continente, a taça libertadores da América, organizada pela confederação sul-americana de futebol(CONMEBOL). Essa será a 53ª edição desse tradicionalíssimo torneio, que é disputado desde 1960, e que teve o Penarol, como seu primeiro campeão.
Assim como nos anos anteriores, trinta e duas equipes disputarão o certame e serão distribuídas em oito grupos. O Santos é o atual campeão do torneio. O time da vila, juntamente com mais cinco representantes do futebol brasileiro(Flamengo, Vasco, Fluminense, Corinthians e Internacional), tentarão manter uma hegemonia recente do nosso futebol, na principal competição da América do sul.
VEJA OS GRUPOS:
GRUPO 1: GRUPO 2: GRUPO 3: GRUPO 4:
SANTOS FLAMENGO BOLÍVAR FLUMINENSE
JUAN AURICH(PER) OLIMPIA JUNIOR(COL) BOCA JUNIORS
THE STRONGEST LANÚS U. ESPANHOLA(CHL) ARSENAL
INTERNACIONAL EMELEC U. CATÓLICA ZAMORA(VEN)
GRUPO 5: GRUPO 6: GRUPO 7: GRUPO 8:
VASCO CORINTHIANS VÉLEZ U. DE CHILE
NACIONAL DEP.TÁCHIRA D. SPORTING ATL. NACIONAL
ALIANZA LIMA NACIONAL(PAR) D.QUITO G. CRUZ
LIBERTAD CRUZ AZUL(MÉX) CHIVAS PENAROL
ANÁLISE DOS BRASILEIROS:
SANTOS: Atual campeão do torneio e obviamente esse fato naturalmente o credenciaria a ser um dos favoritos para essa edição. O Santos tem o privilégio e á vantagem sobre os outros por contar com o melhor jogador das Américas, o craque Neymar. Além dele, o time conta com outros bons valores em seu elenco, casos de: Ganso, Elano, Arouca e o competentíssimo treinador, Muricy ramalho.
CORINTHIANS: Um dos nossos mais fortes representantes na edição desse ano. O timão vem credenciado para a disputa do torneio sul-americano, após ter sido campeão brasileiro, de forma incontestável. Porém, jamais obteve sucesso na libertadores, algo que frustra até hoje a fiel torcida corintiana. O time do Corinthians não tem nenhum craque consagrado, nenhum jogador individualmente diferenciado, apesar disso, conta com um time baseado na força do seu conjunto e, com a habilidade de seu treinador, Tite.
VASCO: Um dos três cariocas na disputa do torneio continental. O Vasco é um maravilhoso exemplo de ressurgimento de uma força do nosso futebol, que á muito tempo não figurava entre os grandes clubes do país. Á uma década, o gigante da colina não disputa a libertadores. Para a edição desse ano, o clube da cruz de malta, vem com uma interessante mescla entre jogadores experientes e jovens talentosos, nomes como: Juninho, Felipe, Diego Sousa, Alan, Fagner e Romulo, tentarão fazer dessa mescla um time competitivo e chegar a taça da competição.
FLUMINENSE: Certamente, o clube brasileiro que mais investiu visando a libertadores. O trauma da perda dessa mesma competição, no ano de 2008, em pleno maracanã, pra a LDU, ainda norteia e atormenta a mente do torcedor tricolor. Para exorcizar esse fantasma, o clube das laranjeiras contará com nomes de peso em seu elenco, como: Fred, Deco, Thiago neves e Rafael sóbis.
FLAMENGO: Brigas internas, demissão de treinador e instabilidade do elenco, nesse inicio de temporada, fizeram com que o rubro negro se transformasse numa espécie de “azarao” das equipes brasileiras, nessa competição. As vésperas de começar a principal competição que disputará no ano, o Flamengo adota uma postura modesta e cautelosa, convenhamos que trata-se de um fato raro pelos lados da gávea. O novo-velho treinador, o “papai Joel Santana”, terá um elenco enfraquecido, em relação ao ano anterior, porém, contará com o retorno de um velho conhecido, o atacante Vagner Love.
INTERNACIONAL: No âmbito nacional, há muito tempo que o colorado gaúcho desempenha um papel de mero coadjuvante, porém, na competição sul-americana, belas campanhas e dois títulos na última década, alçaram o Inter, á um patamar de nova grande força do continente. Para manter esse protagonismo recente, o treinador Dorival Junior, terá a sua disposição um elenco que para muitos é o melhor do futebol brasileiro, nome como: Guinazu, Dalessandro e Leandro Damião, tentarão confirmar essa grande expectativa sobre o colorado.
RETORNO DO BOCA E OUTROS FAVORITOS:
Depois de quatro temporadas de ausência, volta a taça libertadores, o maior incômodo dos times brasileiros na última década, o Boca juniors. Esse tradicional e campeonissimo clube argentino, sem dúvida alguma foi o grande terror dos nossos clubes, em disputas recentes desse torneio. Com exceção do Fluminense, em 2008, nenhum outro time brasileiro foi capaz de vencer o time que detém á mística do estádio la bombonera. Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, foram alguns times que sucumbiram diante da mística e da acústica, provocada pela torcida mais fanática do mundo da bola e que transformaram o Boca juniors, no grande vencedor de copas dos últimos anos
Outros dois clubes sul-americanos podem ser capazes de surpreender os favoritos brasileiros, são eles: Penarol e universidade de Chile. Os uruguaios foram recentemente, algozes de alguns clubes brasileiros, em competições sul-americanas. Além de contarem com times competitivos, eles possuem á seu favor á tradiçao de serem um dos grandes campeões da competiçao, além disso, são os atuais vice campeões do torneio. Os chilenos se credenciaram a fazer uma boa taça libertadores, após terem surpreendido a todos com um maravilhoso futebol e vencido a última edição da copa sul-americana. Apesar de terem sofrido com á saída de seus principais jogadores, ainda conseguiram manter alguns bons valores em seu elenco e podem ser bem sucedidos.
ANÁLISE FINAL:
A Libertadores da América é um torneio completamente atípico dos outros do mundo da bola. Garra, disposição, e muita luta dentro de campo, sempre foram as principais características desempenhadas nessa competição e fatores primordiais a todas aquelas equipes que querem triunfar nela. Em seu nome, homenageia heróis que libertaram a América, da opressão espanhola. Talvez por esse motivo, o espírito que norteia essa competição sempre foi de luta, combate, quase de guerra campal, ao invés de características mais sublimes do futebol, como: técnica e jogo bonito. Para se vencer a taça libertadores, é preciso muito mais que um time habilidoso ou um super craque no elenco, é necessário ter alma! Coração na ponta da chuteira e um time extremamente competitivo, tais quais guerreiros, como foram aqueles que sangraram e que dão nome a essa que considero a mais charmosa competição do futebol mundial.



Muito interessante a postagem,acho que vc escreveu muito bem sobre a tradição da competição que, de fato é diferenciada das outras,assim como as perspectivas dos clubes brasileiros.Sobre o teor do texto faço das suas palavras as minhas,realmente clubes como corinthians,inter,fluminense e santos tem estão vivendo momentos mais calmos,sem salários atrasados ou problemas extracampo,acho que o vasco está no mesmo barco furado que o flamengo.Vejo o Corinthians como o time mais sólido e coeso,mas se treme todinho só de ouvir falar em libertadores.O Fluminense pra mim,mesmo com todas contratações,vai ser o fiasco do ano,não o vejo triunfando na liberta.Vasco deve ser competitivo,mas não acho que venha com o gás do ano passado.O time do inter tb vem entre os favoritos e o Santos se os outros jogadores resolverem jogar metade do que sabem e Neymar continuar tendo essa performance com ctza é um dos favoritos. O Flamengo está da forma como vc escreveu,indubitavelmente hoje é o azarão,por todo ambiente pesado que o cerca e a falta de contratações,principalmente na zaga.Contudo,discordo de um único ponto na sua análise,não acho que Joel pegará um elenco enfraquecido com relação ao ano anterior,pois o elenco continua o mesmo,com exceção a saída do T.Neves e a aquisição do Vagner Love.São dois grandes jogadores pra atual realidade do futebol brasileiro,mas vejo o flamengo mais forte com Love,pois o time estava mais do que carente de um centroavante.Acho que ele vai agregar mais valor ao time. No mais é esperar pra ver,hehe. Abç
ResponderExcluirObrigado ai pelo comentário de bom Nível, Marcell.Talvez no caso do Flamengo eu tenha pecado nesse ponto realmente, ao dizer que o time estava enfraquecido, quando na verdade perdeu Thiago neves, mas conseguiu repor com um jogador de qualidade parecida. Sempre que tiver um tempinho leia nossas publicações. Valeu
Excluir