quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A genética da bola


            
             O futebol é uma instituição tão poderosa e representativa dentro do segmento esportivo, quanto é a família em nossas vidas. Ambas envolvem amor, paixão e trabalham, sobretudo, na esfera da emoção. Diante de tantas características em comum, este esporte tão dinâmico, tido como o número 1 em nosso planeta, não poderia deixar de ter casos de familiares, atuando no ramo. A genética da bola marcou e ainda marca presença dentro das 4 linhas do gramado, é bem verdade que nem todos obtém êxito, mas, com toda certeza, a realização sempre se fez presente, haja vista a ligação entre esses dois elementos.
 Dentre os casos mais famosos, com certeza estão os irmãos Sócrates e Raí, Brian e Michael Laudrup e Ronald e Frank de Boer. Já nos casos de pais e filhos, sempre lembram do Pelé, atleta do século, que pôs ao mundo por incrível que pareça, um filho goleiro, trata-se de Edinho, que teve passagem de maior destaque no próprio clube que seu pai marcou época, o Santos. Outro exemplo não tão conhecido do grande público, mas de grande relevância, vem do México, me refiro aos "Chicharitos"... Lá, ao todo, foram três gerações que participaram de Copas do mundo. O primeiro a dar o ar da graça nesta competição foi o avô do atacante do Manchester (Tomás Balcazar), que disputou o torneio em 1954, na Suiça. Em seguida, o seu pai, Chicarro Hernández, defendeu as cores do México na copa de 1986. Recentemente,  Javier Chicharito completou a trinca, defendendo o país dos Sombreiros na copa da África do Sul, realizada em 2010.
Decidi desenvolver essa matéria para aguçar a curiosidade dos amantes da bola, relembrando com vocês, caros leitores do JE na geral, os casos desses irmãos, filhos e demais parentes que desenvolveram uma carreira dentro do futebol. Fiz um levantamento técnico e colhi diversos nomes, que ao longo da história deste esporte, perpetuaram o mesmo sentimento de alguém que consta em sua árvore genealógica, a paixão pelo futebol.
Segue a lista dos familiares que atuam ou atuaram profissionalmente no fantástico mundo da bola:

Irmãos Brasileiros: Sócrates e Raí; Assis e Ronaldinho Gaúcho; Luizão e Alex Silva; Richarlyson e Alexsandro; Zé Elias e Rubinho; Fábio e Rafael; Antunes, Edu e Zico; Túlio e Télvio; Gilberto e Nélio; Digão e Kaká; Carlos Alberto e Fernando; Junior Baiano e Jorginho; Thiago Alcantara e Rafinha Alcantara; Cocada e Müller.

Irmãos Estrangeiros: Frank de Boer e Ronald de Boer; Gabi Milito e Diego Milito; Kevin Boateng e Jerome Boateng; Brian Laudrup e Michael Laudrup; Fábio Canavarro e Paolo Canavarro, Anton Ferdinand e Rio Ferdinand; Kolo Touré e Yaya Touré; Simone Inzagui e Pippo Inzagui; Aruna Koné e Bakary Koné; Shaun Wright Phillips e Bradley Wright Phillips; Guillermo Schelotto e Gustavo Schelotto; Wesley Sneijder, Jeffrey Sneijder e Rodney Sneijder; Masao Tachibana e Kazuo Tachibana; Emily Mpenza e Mbo Mpenza; Aleksei Berezutsky e Vasilii Berezutsky; Rigobert Song e Alexander Song; Giovanni dos Santos e Jonathan dos Santos; Shola Ameobi e Sammy Ameobi; Robert Kovac e Niko Kovac; Phil e Gary Neville; Giuseppe Baresi e Franco Baresi; Bobby Charlton e Jack Charlton; Sérgio, Ariel, Rolando e Mauro Zárate; Haruna Babangida e Tijjani Babangida.

Pais e filhos: Djalma Dias e Djalminha; Pablo Forlan e Diego Forlan; Mazinho e Thiago/Rafinha Alcântara; Domingos da Guia e Ademir da Guia; Pelé e Edinho; Chicharro Hernández e Chicharito Hernández; Hélio e Bernardo; Lela e Richarlysson/Alexsandro; Zague e Zaguinho; Jean e Youri Djorkaeff; Cesare e Paolo Maldini; Miguel e Xabi Alonso; La Bruja e La Brujita Veron; Yohan Cruyff e Jordi Cruyff; Abedi Pelé e Andre Ayew/Abdul Ayew..

Tio e sobrinho: Leivinha e Lucas Leiva



Por: Hugo Fernandes
Email: victorhugo_fo@hotmail.com

2 comentários:

  1. Muito boa a matéria...Faltou os irmãos Haruna e Tijani Babangiga e o pai e filho Johan e Jordi Cruyff.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela colaboração, Grande Marcell Leal!

    Aproveitei o embalo para adicionar o caso do excelente jogador Africano, Abedi Pelé.

    Valeu o prestigio em nosso Blog, você é fera!

    ResponderExcluir