sexta-feira, 23 de março de 2012

DERBY PAULISTA: CORINTHIANS X PALMEIRAS

Neste domingo (25), acontecerá no estádio do Pacaembu, o mais tradicional duelo do estado de São Paulo, o famoso derby paulista, clássico entre Corinthians e Palmeiras. Os dois times estão na parte de cima da tabela de classificação do campeonato paulista. O verdão lidera a competição com 32 pontos. Já o timão ocupa momentaneamente a terceira posição, mas com apenas um ponto a menos em relação ao seu rival. O jogo será válido pela décima quinta rodada do certame estadual.
Esses dois times travam duelos históricos desde as suas fundações, na longínqua década de 1910. De acordo com uma embasada pesquisa da emissora norte-america CNN, Corinthians e Palmeiras protagonizam a maior rivalidade do futebol brasileiro, a segunda maior do continente americano e está entre as dez maiores de todo o planeta.
Grandes jogos podem servir de exemplo, para demonstrar essa enorme rivalidade existente entre essas duas tradicionais equipes. Certamente o torcedor palestrino lembrará com muito carinho de dois grandes triunfos sobre o timão: a final do paulista de 1993 e a semi-final da Libertadores de 2000. No primeiro, o Palmeiras padecia de um longo jejum de títulos e havia perdido o primeiro jogo final por 1 á 0. Naquela oportunidade o time era respaldado pelo Início da bem sucedida parceria com a Parmalat e possuía um verdadeiro esquadrão em campo, formado por nomes como: Evair, Edmundo, Zinho, Mazinho. Depois de um acachapante 3 á 0, no tempo normal, o gol de pênalti do Grande atacante Evair, selaria o destino daquela grande conquista alvi- verde.
O segundo duelo talvez seja ainda mais saboroso que o primeiro, pois dessa vez o Palmeiras estava numa posição de inferioridade em relação ao seu rival, que possuía um grande time de futebol. O jogo valia pela semi-final da Libertadores do ano 2000. Depois do Palmeiras ter conseguido levar a disputa para a decisão de pênaltis, num grande jogo que terminou 3 á 2, no tempo normal, São marcos se tornaria o grande herói daquele duelo, ao defender o último pênalti do Corinthians, cobrado pelo maior ídolo da fiel torcida corintiana, Marcelinho carioca, e com isso o time se credenciaria a disputar a final do torneio sul-americano.
Por parte dos alvi-negros, um grande jogo é marcante e sem dúvida tem o valor simbólico de mil clássicos disputados, na mente do fiel torcedor, muito em função das circunstâncias que teve o jogo. O duelo valia pela final do campeonato paulista de 1999, e ficou vulgarmente conhecido, como: o jogo das embaixadinhas. O timão havia vencido o primeiro jogo final por 3 á 0. Visando a final da Libertadores, o verdão entrou com um time misto no primeiro confronto, mas viria com a força máxima para o segundo e decisivo jogo. A partida estava 2 á 2, e se encaminhava para um título tranqüilo do time do parque são Jorge, quando perto do final da partida, o “capetinha” Edilson, parou no meio campo e começou a fazer embaixadinhas, atitude clara de desrespeito ao adversário! Diante desse fato, Paulo Nunes e Junior foram para cima do jogador do Corinthians e o agrediram, dando inicio a uma verdadeira batalha campal. Devido a confusão, o árbitro decidiu encerrar a partida, sagrando o Corinthians campeão paulista daquele ano.

RETROSPECTO DO CONFRONTO:
NÚMERO DE JOGOS: 338
VITÓRIAS DO CORINTHIANS: 115
VITÓRIAS DO PALMEIRAS: 121
EMPATES: 102
GOLS DO CORINTHIANS: 450
GOLS DO PALMEIRAS: 492


ANÁLISE DAS EQUIPES:
CORINTHIANS: Aponto o timão como sendo a equipe mais consistente do futebol brasileiro, na atualidade. O time que manteve a base campeã da temporada passada aposta no entrosamento para ser bem sucedida nos torneios que disputa no primeiro semestre. O elenco comandado pelo treinador Tite, possui um time sólido! Que faz poucos gols (muito pelo fato do seu principal goleador, Liedson, não estar vivendo sua melhor fase), mas também dificilmente sofre gols dos seus adversários, por ter um sistema defensivo muito seguro, respaldado sempre pelos seus “cães de guarda”, Paulinho e Ralf. Considero essa característica fundamental, principalmente em torneios com sistema de mata-mata.

PALMEIRAS: Acredito que o Palmeiras seja uma das mais agradáveis surpresas desse inicio de temporada, em se tratando dos grandes clubes do Brasil. Esse sucesso se deve principalmente ao fato do time ter conseguido obter um leque maior de jogadas, se livrando da dependência exagerada que tinha da bola parada do Marcos assunção.  
            Considero que três jogadores foram de vital importância para essa nova mentalidade tática da equipe: O lateral esquerdo Juninho, que se firmou na posição de uma maneira surpreendente, jogando um grande futebol. Os outros dois são Maicon leite e Barcos, que assim como outras duplas de sucesso comandadas por Luis Felipe scolari, também “casaram” perfeitamente bem os seus diferentes estilos. O argentino mais centralizado na área, servindo de referência e o Maicon leite, fazendo o papel de homem de velocidade pelos lados do campo.

PALPITE: EMPATE

Um comentário:

  1. Olha..sou meio suspeito em dar palpites no campeonato Paulista por não acompanhar muito, mas eu acho que vai dar corinthians. Acredito no entrosamento e na base do futebol do conrinthians. Domingo veremos mais um jogo bonito de assistir e quem sem duvida faz o maior dos clássicos do Brasil, diferente de alguns anos atrás onde o Fla x flu, chamado clássico das multidões, arrastavam 120 mil pessoas e que hoje dão 15, 20 mil. Acredito que por ao longo desses últimos tempos essas 2 equipes paulistas venham sempre conquistando títulos e disputando sempre grandes taças.

    Abraço.

    ResponderExcluir