Neste domingo (04), o estádio da Vila Belmiro, será o palco para o clássico dos alvinegros, duelo entre Santos x Corinthians. Esse jogo será válido pela décima segunda rodada da fase classificatória do campeonato paulista. O time do parque são Jorge, lidera a competição, com certa folga em relação aos principais rivais. Já o peixe ocupa a terceira posição na tabela, mas é o time que vem numa fase de maior ascensão, já tendo conquistado seis vitórias consecutivas.
O mais antigo clássico paulista, é marcado por longos tabus em sua história, períodos enormes que um time simplesmente não conseguia vencer o outro e, essa foi a tônica durante alguns momentos da vida dessa grande rivalidade, que já completa mais de um século de existência. Quatro grandes tabus são registrados na história desse grande confronto, sendo três deles creditados ao Corinthians, porém, certamente o mais famoso deles foi o angustiante jejum que foi imposto ao timão, pelo maior time da história do futebol brasileiro, o Santos de Pelé. Essa escrita que durou mais de onze anos, entre 1957 á 1968, coincidiu justamente com o maior jejum de títulos da história do time do parque são Jorge, que finalmente se encerraria com o famoso gol de Basilio, na final do certame paulista de 1977.
RETROSPECTO DO CONFRONTO:
JOGOS: 301
VITÓRIAS DO CORINTHIANS: 122
VITÓRIAS DO SANTOS: 95
EMPATES: 83
GOLS DO CORINTHIANS: 557
GOLS DO SANTOS: 472
ANÁLISE DAS EQUIPES:
Santos: O time da vila mais famosa do país é a equipe que mais vem se destacando nos últimos anos aqui no Brasil, devido principalmente a sua capacidade de se renovar com grande qualidade, sempre promovendo boas gerações de novos valores. O time que é o atual campeão paulista é o grande exemplo dessa tradição recente, reunindo em seu elenco uma interessante mescla de jogadores mais experientes, com uma nova safra de “meninos da vila”. O Santos, ainda possui o privilégio de contar com o único jogador capaz de fazer a diferença em uma partida de futebol, hoje no Brasil, o craque Neymar.
Corinthians: juntamente com o seu rival alvinegro, o timão é um dos representantes brasileiros na disputa da taça Libertadores, desse ano. Porém, ao contrário do seu adversário, a vontade excessiva de vencer o torneio continental, talvez possa ser um fator que tire o foco do atual campeão brasileiro, no campeonato estadual. O elenco do competente treinador Tite, é sem duvida um dos mais homogêneos hoje no país e, essa tem sido a grande marca dessa fase bem sucedida do Corinthians, o seu conjunto, a estrutura bem definida que vem se mantendo, onde uma perda de uma peça importante pode ser suprida em uma reposição de qualidade parecida.
PALPITE: Acredito que esse duelo reúna as duas melhores equipes do futebol paulista, na atualidade e fortíssimos candidatos a conquista da Libertadores. Para esse confronto de domingo, acredito que o peixe possua certo favoritismo, pelo fato de atuar em seus domínios e também por contar com seus principais jogadores para esse clássico. Já o timão, visando o jogo do meio de semana pelo torneio sul-americano, possivelmente poupará seus principais jogadores, como por exemplo: a principal dupla de volantes do futebol brasileiro, atualmente: Paulinho e Ralph.


Nenhum comentário:
Postar um comentário