![]() |
| Fonte: i-u-online.blogspot.com |
No próximo fim de semana, será iniciada a 63ª temporada do Mundial de Formula 1 FIA. Com a chegada do Grande Prêmio de Austin (Texas), EUA, e a volta do Grande Prêmio do Bahrein, essa será a edição que terá o calendário mais longo da historia. Da Austrália ao Brasil serão realizadas vinte provas, onde estarão presentes todos os últimos campeões mundiais, desde 1999.
O “Mercadão dos Volantes”
As mudanças para esse ano começaram com a volta do finlandês Kimi Raikkonen, campeão de 2007, pela Ferrari, que dessa vez correrá pela Renault Lótus no lugar de Vitaly Petrov, que saiu para equipe Caterham. Esses fatos iniciarão um efeito dominó dentro da categoria, pois o substituto de Petrov, que é Bruno Senna, passou a fazer parte da escuderia Willians. Com isso Rubens Barrichello, recordista mundial de largadas na F1, deixou a categoria após dezenove anos. No dia 14 de dezembro de 2011, a STR surpreendeu e anunciou o novato Jean-Éric Vergne e o ex-piloto da Hispania Racing Team, o Daniel Ricciardo.
Equipes Favoritas:
Se observarmos bem as doze equipes que compõem o Grid de largada, poderemos listar algumas com condições reais de título e outras que apenas vão compor as filas nas pistas. O mundial de construtores da F1 é a mais privilegiada entre todas as disputas de equipes de corrida no mundo, porém, a menos equilibrada, com diferença orçamentárias astronômicas entre os times. Sem muitas condições de titulo, equipes como a Hispania, Marussia e Caterham, estão destinadas as últimas posições. No meio vem Williams, Sauber e Toro Rosso, que vão brigar pelos pontos de 8ª á 10ª, mas ficaram longe do título e das vitórias. Lotus, Mercedes e Fonce Índia, serão as equipes que lutarão pelos pontos entre 4ª a 10ª, e talvez vitórias. Mas como já é de costume, a briga pelo titulo ficará entre Ferrari, McLaren e a poderosa e favoritíssima, Red Bull.
Os Campeões que Merecem Respeito:
![]() |
| Fonte: podiumgp.com.br |
Nesse ano, além do atual bi-campeão Sebastian Vettel, teremos mais cinco pilotos que já levantaram a taça. Entre eles, Michael Schumaker, o maior vencedor da historia da categoria, com sete títulos. Mas o alemão não vem correndo muito bem pela Mercedes e terá sérios problemas para superar seu companheiro de equipe. A Ferrari aposta na garra de dom Fernando Alonso para bater a Red Bull, o espanhol é bi campeão do mundo e merece respeito, porém, os vários erros estratégicos da equipe o impediram de lutar pelo titulo nos últimos anos. Na McLaren, teremos os dois melhores pilotos ingleses da última década: Lewis Hamilton e Jason Button, campeões em 2008 e 2009, respectivamente. Entre todos os campeões mundiais, o que tem menos chance de titulo é Kimi Raikkonen, que corre pela pequena Lótus Renault.
Mas o maior desafio desse ano será sem dúvida nenhuma bater o “Messi dos volantes,”Sebastian Vettel, que mostrou ano passado que pode ser considerado um dos gênios do esporte, ao lado de figuras como Juan Manuel Fangio(penta campeão mundial). O garoto tem talento, não duvidem e fez um casamento perfeito entre carro piloto. Entre os pilotos que nunca ganharam o título, o único que tem chance é Mark Webber, companheiro de Vettel. Entre os brasileiros, apenas Felipe Massa pode ganhar alguma coisa esse ano, porém, ficará longe do titulo de campeão. Já Bruno Senna terá missão impossível, a de levar a Willians ao top 10 dos GP,s.
Abertura
Dia 18 de Março GP Austrália (Melbourne)
Largada: 3h00 (horário de Brasília )
Por: Ericleiton Dos Anjos
Edição : Otavio Camilo


Nenhum comentário:
Postar um comentário