quinta-feira, 26 de abril de 2012

Goleiro: Vilão ou herói?


Fonte:goldeletraec.blogspot.com

Nessa quinta feira (26), comemora-se o dia da posição mais ingrata do futebol, o goleiro. Convido a todos os leitores do JE nageral, a lembrar de alguns desses verdadeiros abnegados que fazem da sua glória, o fracasso dos atacantes e o desespero de milhões de aficionados por esse esporte.
Ah, goleiro, quem mais do que você sabe o quanto o futebol pode ser cruel? Quem além de ti pode sofrer mais quando aquele objeto esférico ousa estufar as suas redes?
Ser goleiro é ser um solitário. Sozinho na alegria de um gol marcado, sozinho na tristeza de um gol sofrido. Declarado culpado por todos os tribunais das arquibancadas, pelos juízes das gerais e por milhares de vítimas do seu suposto crime. Julgado sem sentença, réu sem crime. Esse é o goleiro.
Palavra de sete letras que remete ao fracasso, a frustração e ao insucesso. Portador da má notícia. Ser goleiro é querer evitar o inevitável sempre achando, lá no mais profundo do seu âmago, que era possível a defesa mesmo que o chute seja indefensável.
Ser goleiro é ser herói e vilão ao mesmo tempo. Adorado por um eventual sucesso, odiado logo em seguida pela sua falha. Não! Definitivamente não é bom ser goleiro!
Como poderíamos acreditar que seja interessante viver sempre entre a cruz e a espada, sob o fio da navalha, ser anjo e rapidamente se transformar em demônio, com a mera rapidez do infortúnio.
Ser goleiro é ser ridicularizado, xingado, ofendido e destratado. Nas suas glórias, não fez mais que sua obrigação. Nos seus fracassos, merece a condenação eterna. Como não remeter essa máxima ao pobre Barbosa, pai de todos os goleiros e de todos os pesares da posição. Barbosa foi Cristo! Torturado, culpado, cuspido e crucificado. Definitivamente, odiamos o goleiro!
É famoso em frases e bordões, que onde ele pisa não nasce grama. Ser goleiro é saber dizer que falhas são do jogo, pois só quem joga sob as traves do medo e da desonra, sabe o quão é difícil estar ali.
Enfim, ser goleiro é ser a alma do time, o coração. Esse mesmo coração que eles agridem, quando se atrevem a evitar o momento mais sublime do futebol, o gol. Parabéns a todos os goleiros.
Fonte:orapiulas.com
                       
MELHORES GOLEIROS QUE VI ATUAR:
1ª Rogério Ceni
2ª Marcos
3ª Taffarel
4ª Buffon
5ª Dida


Por :Otavio Camilo

Um comentário:

  1. Um goleiro pode passar a vida como herói sem cometer falhas e em apenas uma falha pode se tornar vilão, podem ter sido vitoriosos em sua carreira mais podem ser lembrados por alguma falha que resultou em uma eliminação onde tinham chances reais de título ou classificação.
    Em qualquer posição um erro pode ser corrigido na jogada seguinte, já como goleiro se errar, na maioria das vezes leva um gol. É por isso que faz dessa posição a mais difícil sustentar-se, deveria ser a posição mais valorizada, mais não é...

    Dos goleiros que vi atuar, muitos se destacam:

    BRASIL;
    -Taffarel
    -Zetti
    -Marcos
    -R.Ceni
    -Dida
    -Veloso

    EUROPA;
    -P.Shimeichel
    -Chilavert
    -J.Campos
    -Buffon
    -V.Der Sar
    -O.Kahn
    -I.Casillas

    Existiram outros grandes goleiros que eu não pude vê-los atuarem, mas que foram venerados em outrora;
    -L.Yashin
    -G.Banks
    -S.Maier
    -D.Zoff
    -Mazurkievski
    -Gylmar

    ResponderExcluir