quarta-feira, 23 de maio de 2012

500 milhas de Indianápolis: Tradição e Emoção em Velocidade Máxima



            No próximo dia 27 de Maio, a capital do estado de Indiana, EUA, receberá a sua 96ª edição de 500 milhas, poderia ser apenas mais uma corrida da Indy, mas a tradição evidencia “aqui é Indianápolis” e ser Indy 500 tudo é diferente. Nesse ano a grande novidade será a estréia, em ovais, do experiente piloto brasileiro, Rubens Barrichello, recordista mundial de largada na F1.

       A pista

foto:motosadictos.com


          Construído em 1909, o autódromo de Indianápolis Motor Speedway, é um Quad-oval no formato de um retângulo com os vértices arredondados, possuindo duas retas longas com 5/8 de milhas (1000 metros) de extensão, 2 retas curtas com 1/8 de milha (200 metros) de extensão, 4 curvas com 1/4 de milha (400 metros) de extensão inclinadas a 9° 12' com raio de 0,16 milhas (255 metros), chegando a um total de 4000 metros (4 Km) ou 2,5 milhas, a largura da pista é de 50 pés (15 metros). Em 1911, o circuito recebeu a primeira 500 milhas de Indianápolis, vencida pelo norte-americano  Ray Harroun, nessa corrida ele usou um espelho na lateral do carro para poder observar seus adversários, anos depois seu invento deu origem ao retrovisor. 
foto:gotomn.com




A Tradição

Foto:vlima.com



         Apesar de fazer parte do calendário da Indy, a prova de Indianápolis tem suas peculiaridades em relação às outras. Os treinos classificatórios são realizados com uma semana de antecedência, a linha de chegada é marcada por um asfalto de tijolos, o vencedor recebe cerca de um milhão de dólares, além de beber o famoso leite de indiana, é isso mesmo! Em Indianápolis não se bebe champanhe, uma tradição que vem desde 1930. Outro fato marcante é a coroa de flores recebida pelos primeiros colocados.


Os principais vencedores




Foto:mattdoherty.blogspot.com


           Ao longo dos anos, foram 65 vitórias dos EUA, sendo o Brasil o segundo país em números de vitórias, com seis. Os pilotos que mais venceram foram os americanos Rick Mears, Al Unser e A. J. Foyt Jr, com quatro vitórias cada, o brasileiro Helio Castroneves vem logo em seguida com três triunfos. A equipe que mais venceu é a Team Penske Racing com 15. O último vencedor foi o piloto inglês Dan Wheldon, em 2011, mas infelizmente um trágico acidente na etapa de Las Vegas, no ano passado, vitimou o atual campeão da Indy 500.

Favoritos para 2012


Foto:globoesporte.globo.com
           Levando-se em consideração o domínios dos carros Penske e dos motores Chevrolet, além do fraco desempenho de Will Power, em ovais, poderemos dizer que são grandes as chances de vitoria para o brasileiro Hélio Castroneves (o rei de Indianápolis) e para  o norte americano Michael Andretti.Correndo por fora os Chip Ganassi  de  Dário Franchitti e Scott Dixon. Mas é bom lembrar que, em Indianápolis, não tem favorito, o que vale é a melhor estratégia, e a paciência dos pilotos para guiarem seus carros durantes 800.000 km .Espero uma boa prova de Tony kanan (KV Racing), que sempre bate na trave, esse ano ele tem um carro muito bom, porém falta um bom estrategista para compor com seus mecânicos. 

autoshoppingguarulhos.com.br

     Também temos na sua equipe, toda a experiência de Rubens Barrichello, que já venceu lá, em 2002, porém, foi em circuito misto, Rubinho revelou que não conseguiu se acostumar com o traçado oval. Fechando a lista dos brasileiros, temos a beleza de Bia Figueiredo. A nova mulher maravilha terá a dura missão de se colocar pelo menos entre os dez primeiros colocados.Prova será realizada neste domingo,ás12h30(horário de Brasília), e terá  total cobertura do grupo Bandeirantes

Por  :Ericleiton Dos Anjos
Edição :Otavio   Camilo
Twitter : @jenageral 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário