sexta-feira, 1 de junho de 2012

O FIM DE RONALDINHO GAÚCHO!

 Após muitas polêmicas, Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Flamengo. A melancólica passagem do ex-craque pela equipe carioca chegou ao fim na manhã desta quinta feira (31), quando o meia entrou na justiça contra o clube.
 Um final esperado! A relação do Ronaldinho Gaúcho com o Flamengo parecia uma novela sem graça, onde todos já sabem que o mocinho se dará bem e o vilão será preso no último capítulo. Um filme com desfecho anunciado. Uma verdadeira ode ao óbvio.
 Desde o seu regresso do futebol italiano (onde já teve um desempenho decepcionante), que Ronaldinho já dava sinais evidentes de que não voltaria ao esplendor de sua forma, o tão sonhado e distante futebol que o consagrou no Barcelona. Época que não faz tanto tempo assim, mas que já nos parece tão remota. Nunca mais veremos aquele jogador espetacular.
  Confesso a todos que escrever algo referente ao momento ruim desse atleta é extremamente difícil para mim. Trata-se de um ídolo para os amantes do esporte bretão, ou pelo menos era. Foi durante algum tempo uma referência para todos aqueles que acreditam que o futebol possa se confundir com a arte.
               Fostes extraordinário, Ronaldinho! Nos encantou com a magia do seu futebol e com o seu incomparável sorriso. Foi um Picasso, um Monet, um Da Vinci dos gramados.
               Jogava como gente grande, mas com alma de menino. Lapidava suas obras primas com o regozijo de um garoto dentuço. Nos seus pés, o futebol se tornava lúdico, tal qual uma criança que brinca de bola na rua. Característica essa que está presente somente nos maiores gênios. Aqueles que fazem do sério e do sisudo coisas alegres e agradáveis.
               Foi o Houdini dos gramados. O artista das ilusões. Driblou os nossos sentidos, ludibriou a nossa convicta lógica. Seu ofício nos fascinou, arrancou nossos aplausos, e depois desapareceu, com a mera rapidez de um truque de mágica. Iludiu a todos nós.
A magia, o talento e a fantasia. Tudo isso acabou! Ele não é nem sombra do grande craque que já foi um dia, se contentando apenas em ocupar o seu feudo no lado esquerdo do campo. Estático, lento, tocando bolinhas inúteis de lado, e tentando lançamentos totalmente estapafúrdios, que raramente geram lances com o mínimo de perigo.

Talvez o Ronaldinho tenha sido acometido pelo grande problema que passa todos os atletas excepcionais, de diferentes modalidades esportivas: a falta de motivação. O que mais poderia conquistar alguém que já conquistou o mundo inteiro? Pensando pelo lado do desportista, realmente é uma pergunta de árdua resposta. Recomendo aos saudosistas que lembrem com muito carinho da época em que esse magnificente jogador proporcionou momentos maravilhosos, ao desfilar seu enorme talento pelos gramados do mundo, porque possivelmente não veremos algo minimamente parecido com aquilo. O sorriso e o talento se foram. O Ronaldinho acabou!

POR: Otávio Camilo

5 comentários:

  1. Porque será que sempre acontece isso quando os craques começam a ganhar milhões de reais? O dinheiro cega mesmo? Um questionamento pertinente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber ou n lidar com o dinheiro vai da maturidade do jogador, acho que o fato de desistirem de apresentar o mesmo nível de futebol se dá pelo fato de ver seu sonho já realizado, como uma criança pobre que sonha passar por tudo que ele ja passou e quando chega nesse patamar perde a necessidade de mostrar a ele mesmo do que ainda é capaz, ou seja, perde os estímulos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Teria sido realmente um gênio da bola se n perdesse a alegria de jogar, o que ele fazia com a bola infelizmente só ficará na memória, uma certa indignação por ser mais um entre tantos jogadores que poderiam ter feito muito mais pelo futebol.

    ResponderExcluir
  4. Boa Matéria!! Bola pra frente...Acredito que ronaldinho não volta a ser como antes!!diferente de um ronaldo que mesmo com akela barriga fazia o que nasceu pra fazer, ou como o craque zico, como o zidane, ou falem como for o Adriano em 2009 quando voltou ao fla foi papel importante no titulo !!!enfim como os verdadeiros craques. A preocupação agora é conseguir um substituto, alguém que faça o passe.vlw

    ResponderExcluir