quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Magnólia Figueiredo fala sobre o início da sua carreira no atletismo brasileiro.

 
Em entrevista concedida ao Blog Magnólia Figueiredo relembra o início da sua carreira no atletismo brasileiro. Na adolescência, começou a participar das atividades de educação física no colégio que estudava em Natal. Logo em seguida, foi convidada a participar dos jogos escolares o que lhe qualificou ainda mais a entrar na carreira do atletismo.
”O inicio da minha carreira primeiramente, foram às aulas de educação física dadas pelo professor no colégio quando ainda era estudante de educação física. Depois, surgiu o convite para participar dos JERNS - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Daí então comecei a obter resultados positivos para o esporte do estado, o que também me levou a Seleção Brasileira de Atletismo”, disse Magnólia.      
Magnólia Figueiredo, disputou os Jogos Olímpicos de Seul 1988, Atlanta 1996, e Athena 2004 (como reserva). Sua única disputa olímpica real foi em Seul-1988. Chegou à semifinal dos Jogos Olímpicos como também, a final dos campeonatos mundiais em recinto aberto, categoria adulto, além de Campeã mundial na categoria máster, e recordista brasileira na prova dos 4x400 metros rasos. O recorde foi obtido em 1990, com 50s62.
E o apoio no início da carreira?
Magnólia também relembrou do apoio suprido pelos familiares e do seu treinador, Armando Lima, que na época deu todo o respaldo e amparo que ela precisava na sua carreira, junto com a sua família. “Na verdade o apoio que eu tive veio por parte dos meus pais, junto com o meu treinador, que no início da minha carreira me treinava”, afirmou Magnólia Figueiredo.  
Quando você decidiu parar de correr?
“Em dois mil e oito, eu entrei na Secretaria de Esporte e Lazer, para assumir a pasta do ex-Secretário que teve que deixar o cargo por motivo de “força maior”. Entrei consciente que iria abrir mão das competições, para preservar enquanto Secretária, que a população não comentasse que eu estaria fazendo uso de recursos financeiros para beneficiar atletas, bem como deixar as atribuições, enquanto Secretária para pode competir”, afirmou.   
Atualmente, Magnólia Figueiredo, trabalha na direção do CAIC (Centro de Desporto Escolar Geração 2000), onde exerce funções executivas. O CAIC disponibiliza gratuitamente profissionais capacitados na área de educação física, para atender jovens de baixa renda que queira entrar no atletismo potiguar, dando também uma nova oportunidade a alguns jovens, tirando-os da ociosidade das ruas.  
Por Arinaldo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário