Nesse domingo (04), a Espanha se sagrou campeã do tradicional torneio de tênis entre seleções, a copa Davis. A grande final desse ano foi disputada em território espanhol, na cidade de Sevilla. A rival da Espanha nessa decisão, foi a tradicionalíssima Argentina, que jamais conquistou esse torneio, já tendo chegado á quatro finais. A Espanha ao contrário de nossos hermanos, já conquistaram esse torneio em quatro oportunidades (2000, 2004, 2005 e 2008). A esquadra espanhola foi formada por: Rafael Nadal, David ferrer, Feliciano Lopez e Fernando verdasco. Já a Argentina, foi formada por: David Nalbandián, Juan Martin Del potro, Juan Mônaco e Eduardo schwank.
No primeiro jogo do confronto, o capitão da Argentina, modesto Tito Velásquez, estrategicamente colocou em quadra Juan Mônaco, com a intenção de cansar Rafael Nadal. Á estratégia não funcionou e, o resultado foi um massacre do espanhol, por 3 sets á 0, parciais de: 6-1, 6-1 e 6-3.
O segundo confronto entre as duas seleções foi um grande jogo entre Juan Martin Del Potro e David ferrer. O tenista argentino voltou de um tempo extenso de inatividade devido á uma lesão seriíssima, que o tirou de quadra por muito tempo e, acabou não resistindo á uma melhor forma física do seu rival. O jogo teve mais de 4 horas de duração e, resultou numa vitória sofrida do tenista da casa por 3 sets á 2, parciais de: 6-2, 6-7(3), 3-6, 6-4 e 6-3.
No jogo de duplas, David Nalbandián ao lado de eduardo schwank, enfrentaram a dupla espanhola formada pelos canhotos Fernando verdasco e Feliciano Lopez. A dupla argentina se impôs desde o inicio da partida, não dando chances aos rivais e, acabaram vencendo com relativa facilidade, parciais de: 6-4, 6-1 e 6-3.
O quarto e decisivo jogo foi simplesmente sensacional, o touro miura Rafael nadal entrou em quadra para enfrentar Juan Martin Del potro. Os argentinos ficaram muito confiantes devido ao primeiro set de Del Potro contra Nadal. Apesar de ter sido quebrado no primeiro game, o tenista argentino fez seis games seguidos, apoiado pelos seus poderosos golpes de direita. Todos os games do set tiveram break-points, mas Del Potro foi mais eficaz para convertê-los. Esse set foi o primeiro que Nadal perdeu na Davis desde 2008, mesmo ano no qual ele tomou seu último 6/1 no saibro. No segundo set, Del potro começou no mesmo ritmo e, logo de cara quebrou o saque de Nadal. No segundo game o argentino chegou a abrir um 40-0, a partir daí o jogo teve uma reviravolta espetacular, Nadal venceu o set após uma dupla falta de Del potro, quando o set estava em 4-5. No terceiro set Nadal atropelou o argentino de forma impiedosa por 6-1, ficando á um set da vitória e do titulo da Davis. O quarto set seguia da mesma maneira, com Nadal chegando a ter quebra de vantagem duas vezes. Del Potro conseguiu o empate e chegou a sacar para levar ao quinto. No entanto, Nadal se recusou a entregar o jogo, virou para 6/5 e saque. O espanhol também falhou ao sacar para fechar e a definição foi para o tiebreak, no qual Nadal não perdeu sequer um ponto, fechando por 7-0 e finalizando a partida
O titulo da copa Davis foi o quarto no ano para esse “monstro” chamado Rafael Nadal, sendo que os outros três troféus na temporada também foram no saibro.
Por: Otávio Camilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário