terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Eurocopa 2012: análise das chaves

Fonte:GoogleImagens
  A euro-copa é o principal torneio entre seleções dos países filiadas á UEFA(federação européia de futebol). Esse evento acontece á cada quatro anos, desde 1960 e, foi inicialmente chamado de copa das nações européias, trocando o nome para euro-copa á partir de 1968. Esse ano á edição do torneio será co-realizada por polônia e Ucrânia.
  Para muitos jornalistas, críticos e torcedores do futebol em geral, a euro-copa seria mais ou menos como uma copa do mundo sem a presença das duas grandes forças do futebol sul-americano, brasil e argentina. Exagero ou não, trata-se do terceiro maior evento esportivo do mundo, apenas atrás da copa do mundo e das olimpíadas.
  Na minha opinião, essa edição do evento contará com três favoritos bem destacados, pelas suas atuais fases, são eles: Alemanha, Espanha e Holanda. Juntam-se a eles mais 13 seleções, formando 16 seleções ao todo, que serão distribuídas em 4 grupos. Só lembrando que essa será á última edição nesse formato com 16 seleções, a partir da próxima edição, na frança em 2016, a UEFA do alto da sua politicagem decidiu realizar um torneio com 24 participantes.
Grupos:
Grupo A grupo B grupo C grupo D
Polônia Alemanha Espanha frança
Rússia Holanda Itália Inglaterra
Grécia Dinamarca Irlanda Suécia
Republica tcheca Portugal Croácia Ucrânia
Análise das chaves:
Grupo A: talvez o grupo mais equilibrado dessa euro 2012, confesso que fazer qualquer prognóstico em relação á essa chave é muito difícil. A polonia é a dona da casa, esse fator pode representar um certo favoritismo á seu favor, fora isso possui uma seleção mesclada entre jovens e veteranos. Destacaria nessa seleção dois meias que jogam no futebol alemão, Krzynówek do Leverkusen e Smolarek do Dortmund. Grécia e Rússia, são duas seleções que não foram devidamente testadas nas eliminatórias da euro, já que não enfrentaram nenhuma seleção de mais peso, vejo á Rússia com uma ligeira superioridade em relação aos gregos. A Grécia, apesar da boa campanha nas eliminatórias, e de recentemente até ter conquistado essa competição, aposta novamente em veteranos jogadores, como Caristeias e Karagounis, e dificilmente terá alguma chance dessa vez. Á republica tcheca, na minha opinião é a seleção mais fraca desse grupo, terminou em segunda na fase de grupos com a metade dos pontos da seleção espanhola. Os tchecos se classificaram apenas na repescagem, ao vencer os dois jogos com a fraquíssima seleção de Montenegro
Favoritas: polônia e Rússia
Grupo B: muitos especialistas apontaram esse grupo como sendo o da “morte” nesse torneio, opinião da qual não compartilho, pois acho que Alemanha e Holanda são claramente favoritas nessa chave. Ao meu ver, essas duas seleções, juntamente com a Espanha, são hoje as três melhores seleções do mundo na atualidade. Dinamarca e Portugal tentarão surpreender os favoritos, na minha opinião com leve vantagem para os nórdicos, pois já venceram os lusitanos na fase eliminatória da euro. Destaco nessa seleção dinamarquesa, o atacante Bentner, do arsenal. Portugal, é uma boa seleção que conta com dois jogadores que estão entre os melhores do mundo hoje, nani, e principalmente Cristiano Ronaldo. Porém, o que era pra ser um grande trunfo da seleção portuguesa por possuir um talento como o Cristiano Ronaldo, acaba se tornando uma armadilha, pois a equipe se torna uma espécie de refém em determinados momentos do talento do craque.
Favoritos: Alemanha e Holanda
Grupo C: a atual campeã do mundo e da própria euro, a Espanha, é sem duvida alguma á grande favorita desse grupo, sendo seguida muito de perto pela tradicionalíssima e renovada seleção italiana, que terminou de maneira invicta nas eliminatórias. Croácia e irlanda, na minha opinião serão apenas meras coadjuvantes da chave. No time croata posso destacar dois meio campistas, ambos do totenham, luka Modric e Niko Kranjcar
Favoritas: Espanha e Itália
Grupo D: ao contrário do grupo a, não vejo vantagem alguma do anfitrião nesse grupo, caso da seleção da Ucrânia. Apesar de possuir uma boa geração de jogadores, ao lado de veteranos como: Shevchenko(Dynamo Kiev) e Tymoshchuk(Bayern de Munique), não acredito que a seleção ucraniana passará sequer da primeira fase do torneio. Na minha opinião, as grandes favoritas da chave são obviamente as tradicionais inglaterra e frança. Ambas se classificaram com extrema facilidade por seus grupos na fase eliminatória. A seleção francesa do treinador Laurent Blanc, contará com nomes bem conhecidos como: Evra(Manchester United) e Malouda( chelsea), e também com jovens talentosos, como: Nasri(manchester city) e Benzemá(real madrid). Já o english time como é mais conhecida a seleçao da Inglaterra, terá uma seleção bem renovada nessa euro, com nomes desconhecidos do grande público, mais também contará no seu grupo com velhas referencias, como: John Terry e Frank lampard, ambos do Chelsea. Sem duvida a grande motivação dessas duas tradicionais seleções, é apagar á péssima impressão que causaram na ultima copa do mundo, onde fizeram uma campanha decepcionante. Á Suécia correrá por fora nessa chave, ao seu favor terá o talento de seu grande astro Ibrahimovic, como aliado. Para mim, também será uma enorme surpresa se conseguir desbancar os favoritos e, seguir em frente no torneio.
Favoritas: frança e Inglaterra
O inicio do torneio será no dia 8 de junho de 2012, com a partida inaugural entre polônia x Grécia
Por : Otavio Camilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário