sexta-feira, 16 de março de 2012

Clássico “Sansão”: São Paulo x Santos



      Neste domingo (29), no estádio do Morumbi, pelo campeonato paulista, acontecerá o clássico entre São Paulo e Santos, o famoso “sansão”, assim apelidado pelo saudoso jornalista Thomaz mazzoni, na década de 50. O jogo será válido pela semi-final do certame. Ambos Tiveram jogos tranqüilos na fase anterior. O tricolor venceu o Bragantino, por 4 à 1. Já o peixe, passou pelo Mogi-mirim, por 2 à 0, em bela atuação do craque Neymar               
     Desequilibrio! Essa é a palavra de ordem no retrospecto entre esses dois grandes clubes brasileiros, onde a equipe do Morumbi leva uma vantagem de mais de trinta vitórias, no confronto direto contra o time da Vila Belmiro, em toda a história desse duelo.

 
  Nos últimos anos esse desequilíbrio foi invertido! Grandes times formados pelo Santos impuseram uma certa freguesia ao São Paulo. Vitórias marcantes são creditadas aos meninos da vila, de Diego, Robinho, Ganso e Neymar, como por exemplo: Os dois jogos vencidos pelo peixe, nas quartas de final do campeonato brasileiro de 2002, aonde o Santos se classificou apenas na última rodada na fase de classificação, através de uma improvável e esquisita combinação de resultados, e acabou passando pelo então líder e favorito a conquista do título, o São Paulo. E também os dois jogos da semi- final do campeonato paulista de 2010, onde o time do craque Neymar, simplesmente massacrou o time da capital, com duas vitórias incontestáveis.
   
  Sem dúvida alguma esse jogo reunirá as duas mais bem sucedidas equipes do estado de São Paulo e, consequentemente, do futebol Brasileiro. Entrarão em campo, simplesmente, quatorze conquistas de brasileiros, seis Libertadores da América, cinco mundiais de clubes e mais quarenta e um títulos estaduais. Além disso, essas equipes estão entre as mais fortes do Brasil na atualidade. O Santos, que conta com a capacidade do melhor treinador do Brasil, o Muricy ramalho, e o talento de seus novos meninos da vila, comandados pelo melhor jogador em atividade do nosso futebol, o genial Neymar. Já o são Paulo tem a sua disposição também um elenco formado por jovens talentosos, casos de: Lucas, Wellington, Casemiro e o rápido e habilidoso Lucas. O time também conta com jogadores mais experientes, que possuem a responsabilidade de conduzir essa garotada, como: Rogério ceni e o matador são paulino, Luis Fabiano.



RETROSPECTO DO CONFRONTO:
PARTIDAS: 283
VITÓRIAS DO SÃO PAULO: 126
VITÓRIAS DO SANTOS: 91
EMPATES: 67
GOLS DO SÃO PAULO: 489
GOLS DO SANTOS:405

ANÁLISE DAS EQUIPES:
São Paulo:
           O tricolor está se recuperando em relação ao inicio da temporada, onde foi acometido por muitas lesões de jogadores considerados fundamentais. Com o retorno de Luis Fabiano, o time resolveu o incomodo da ausência de gols. A defesa que vinha sendo um grande problema, também se acertou, e já passa uma consistência muito maior para o time. Para o clássico de domingo, o treinador Emerson leão terá um enorme problema: A ausência do artilheiro Luís Fabiano, devido a sua suspensão pelo terceiro cartão amarelo.



SANTOS              
              Para muitos jornalistas e torcedores em geral, se trata do melhor time em atividade no Brasil. Acredito que essa credencial se deve muito ao fato de atuar no elenco santista, o único jogador capaz de fazer a diferença no nosso futebol atual. Mas obviamente que as virtudes do time de Muricy ramalho, não se limitam apenas a categoria e talento do Neymar, e sim, a uma base definida e campeã da taça Libertadores da América e do próprio campeonato paulista, no ano passado. Esse jogo pode significar o primeiro grande marco na vida de Neymar: o centésimo gol em sua carreira.

 PALPITE: SANTOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário