segunda-feira, 19 de março de 2012

ESTÁDIO ARENA DAS DUNAS: O ELEFANTE BRANCO DE NATAL

                  No ano de 2007, ficou decidido que o maior evento esportivo do planeta seria abrigado pelo Brasil, a Copa do mundo FIFA. Dois anos após essa definição, doze cidades foram escolhidas para serem as sedes da competição. Entre elas estava a simpática e acolhedora Natal. Durante esse período em que nossa cidade foi definida como uma das anfitriãs do certame, muitas opiniões divergentes e polêmicas circulam em torno da futura nova casa do futebol potiguar, o controverso estádio Arena das dunas.
                 Elefante branco- obra ou posse valiosa da qual seu proprietário não pode se livrar e cujo custo (em especial o de manutenção) é desproporcional a sua utilidade ou valor. Obviamente que a tradução literal desse termo não é tão assustadora quanto os problemas que podem ser causados por ela na prática. Essa é a grande dúvida ou receio que norteia a mente de todos os cidadãos potiguares, que se postam cautelosos e esperançosos de que essa pergunta não se torne realidade: o Arena das dunas se tornará um elefante branco, ou não?
                 De acordo com um relatório de credibilidade formulado pelo TCU (tribunal de contas da união), estamos na iminência de ter essa triste realidade aqui em nossa cidade. Para esse respeitado órgão, os recursos geridos não serão suficientes para manter o estádio, ou seja, com a construção dessa obra estamos recebendo um “herdeiro de gastos”, para os pobres cofres públicos, que já são tão esvaziados.
                 Para elucidar a compreensão dos leitores do blog, os convido a pensar sob uma ótica bem racional: possuímos dois clubes com um certo destaque nacional e, ambos não irão necessitar da construção de um novo estádio, pelo menos a médio prazo. O alvinegro já possui seu próprio estádio, o Frasqueirão, onde atende perfeitamente a sua demanda, que sempre gira em torno de dez a quinze mil espectadores por jogo. Já o Mecão, que atualmente manda seus jogos em Goianinha, tem um planejamento antigo de construir uma arena, nos mesmos moldes do campo do seu rival. Diante dessa perspectiva, ficam mais duas perguntas: Quem jogará e quem manterá os altos custos de um estádio de primeiro mundo como o Arena das dunas?            
                 Para responder essas questões, surgiu Rodrigo Martins Cintra, que ocupou o cargo de secretário de esportes e turismo de Natal.  Ao ser questionado sobre como  será administrada a obra, em uma entrevista que ele concedeu ao jornalista Mauro Cesar pereira, da ESPN Brasil, a cerca de um ano, ele afirma categoricamente: “ o estádio Arena das dunas se auto manterá, através de uma média de sessenta eventos durante o ano, sejam eles esportivos, artísticos ou religiosos”.
                 Não tenham dúvidas que se trata do primeiro grande ufanismo do ex- secretário. Afirmo a todos, baseado em informações concretas, que nem o Morumbi, campo do São Paulo futebol clube, e situado na cidade mais rica da federação, tem a capacidade de promover essa quantidade de shows e eventos durante o ano.  Fico curioso em saber como será possível que a nossa cidade consiga tal feito.
                 O segundo questionamento foi sobre os altos custos da obra. “toda a obra será no formato de uma PPP (parceria público-privada), através de dinheiro do estado e da empresa OAS (empresa parceira na construção). 70% dos recursos serão da iniciativa privada e toda a obra custará 400 milhoes de reais”. Infelizmente para o nosso povo, alguns dados recentes do TCU contrariam em muito os números levantados pelo ex-secretário. Cálculos recentes revelam que a obra será finalizada num valor superior a 1,2 bilhão de reais, levando em conta as obras paralelas que serão desenvolvidas para a “melhoria da cidade” - Conta o secretário.
              
A VERDADEIRA FACE DO ARENA DAS DUNAS:
              É impressionante como os poderosos, políticos e essa imprensa chapa branca da nossa cidade simplesmente negligenciam informações de extrema relevância para o futuro do nosso estado e da nossa população, nos deixando completamente anestesiados diante de uma grande mentira! Uma verdadeira propaganda enganosa, criada com o intuito espúrio de apenas obter lucros. É necessário que venha uma emissora de fora e com a credibilidade da ESPN Brasil, para nos revelar a verdade. Numa reportagem especial feita pelos jornalistas Marcelo Gomes e Roberto Salim, que é denominada de “areia movediça, a copa sob as dunas”, eles esclarecem o lado sombrio dessa obra em Natal.

PROBLEMAS REFERENTES A OBRA:
            A demora no andamento da construção do estádio, a cidade sem garantia de que as obras de mobilidade sejam feitas, o desrespeito aos moradores que serão desapropriados e o derrame de dinheiro público que já está acontecendo. Não se vê isso nos jornais, na televisão, nem no rádio. A imprensa trata a Copa como as mil maravilhas. O que, de fato, não é. 


          Estima-se que a Arena das Dunas vai custar mais de R$ 1.2 bilhão para todo o estado do Rio Grande do Norte. As garantias dadas a construtora OAS para a construção do Arena das Dunas são royalties de petróleo que o Estado recebe mensalmente (algo em torno de R$ 2,3 milhões/mês).
       Além de relatar os abusos da Copa, a matéria da ESPN Brasil vai além e critica a forma que o aeroporto de São Gonçalo está sendo construído, sem estudos técnicos do impacto urbanístico que ele vai causar no município e questiona a operação do aeroporto, que será privatizada. 

ANÁLISE FINAL:
                 Acredito que essa copa do mundo no Brasil e principalmente em Natal, que é minha cidade, não tem a menor razão de existir. Tenho absoluta certeza que não possuímos a menor condição de abrigar um evento como esse, por falta de estrutura, demanda e por termos problemas muito mais urgentes a se resolver, como saúde, educação, saneamento, segurança pública, ou seja, coisas básicas que todo cidadão necessitaria possuir, e não uma obra milionária que não servirá para absolutamente nada. Mas, Apesar das irregularidades, dos problemas mostrados e pelo fato desse evento está sendo organizado pelas piores pessoas possíveis, espero que essa Copa do mundo seja realizada de maneira digna, com o mínimo de transparência e que o povo seja contemplado com um bom espetáculo, até porque nós que pagaremos essa conta.

13 comentários:

  1. Sem comentários!!!Falou tudo que penso e vejo!essa é o tipo de matéria e informação que todos deveriam conhecer..Absurdo, Desrespeito, Roubo, Superfaturamentos, Politicagem, Sacanagem.

    ResponderExcluir
  2. Grande reportagem! Otávio, o que me deixaindignado é tanta roubalheira que tem no BRASIL. É mesmo um problema crônico, que é impossivel combater a curto prazo. A única forma de ir acabando com este problema é a mudança de consciência da população de massa. Voto é como remédio, uma fórmula. Se vc dá qualquer remédio a uma pessoa, certamente ela sofrerácom os efeitos colaterais. Portanto, este problema crônico será combatido a longo prazo com a mudança de consciência da sociedade, pra uma sociedade que exige seus direitos de fato.

    ResponderExcluir
  3. Esses "repórteres" da ESPN também não tem como provar nada disso que disseram.

    ResponderExcluir
  4. Síndrome do vira-lata. Típico dos potiguares com mentalidade provinciana! O machadão quando foi erguido possuía capacidade para 50 mil espectadores... a nossa cidade na época de inauguração não tinha 1/5 da população atual... O Machadão era um elefante branco na época?! Outra coisa, todo mundo sabe que a imprensa de fora é totalmente parcial e compromissada com os interesses das regiões Sul e Sudeste. O inconformismo tá grande pelas bandas de lá pelo fato de Floripa ter ficado de fora. A campanha para não permitir que Natal venha a ser sede não é de hoje. Essa campanha existe desde que a concorrentes à sede foram anunciadas.
    Em relação à robalheira que os políticos estão promovendo e aos projetos mal desenvolvidos e mal executados... não se pode somente falar de Natal! Em todas as cidade isso vai acontecer! Infelizmente! Agora falam só em Natal porque querem porque querem nos prejudicar! Podem ter certeza que todos os problemas existentes em Natal não são exclusivos de nossa cidade! Quem concorda com os argumentos postados aqui deve tá se achando o esclarecido da cidade... quando na verdade é tão alienado quanto aqueles que acreditam que a Copa em Natal vai mudar a cidade da água pro vinho.

    ResponderExcluir
  5. Tb acho q o Brasil precisa melhorar muito pra realizar a copa decentemente, tanto que até o secretário da FIFA disse que o Brasil precisa de um pé na bunda pra acordar. Mas sei la, vamo t fé q tudo vai da certo, mesmo que seja uma tola ilusão, vamos ter fé q a copa sairá aqui, embora as coisas no momento mostrem que está mais fácil ela sair daqui

    ResponderExcluir
  6. Ninguém fala dos problemas enfrentados em Porto Alegre, cidade em que as obras do Beira-Rio estão paradas há quase 1 ano! Ninguém fala do que se enfrenta em Curitiba! Lá a empresa responsável pela pela adequação da Arena da Baixada nem sabe ainda de onde virá o dinheiro para a continuação das obras! E outra... se o futebol do RN não é suficientemente grande para receber uma arena do porte da Arena das Dunas, imaginem então o que será dos estádios que estão sendo erguidos em Manaus e em Cuiabá! Ou será que o futebol potiguar é mais fraco que o futebol desses dois estados!? Para quem não sabe, o futebol do RN é uma dos mais promissores do nordeste! Abc e América tem tudo para figurarem de forma mais frequente na série A do Brasileiro em 8, 9 ou no máximo 10 anos! A Arena América e o Frasqueirão, na minha concepção, serão usados futuramente somente em jogos menores como os da disputa do estadual! O nosso futebol é grande! E tem tudo para crescer ainda mais com a vinda da Copa!
    Agora, as denuncias são verídicas! Fico muito triste em saber que a roubalheira tá grande! Os políticos safados estão vendo o evento como uma grande mina de ouro... e o ouro vai todo para os bolsos deles! Mas será que isso só tá ocorrendo no RN!? Porque será que Natal foi escolhida como bote expiatório!? Todas as cidades sedes enfrentam inúmeros problemas, mas a imprensa parcial e compromissada com outros interesses só aponta o que lhe é conveniente!
    Se a Copa do Mundo fosse organizada por pessoas e políticos de bem... teria tudo para ser a redenção potiguar...
    ...maaaas no Brasil os políticos roubam, a imprensa faz denuncia quando o assunto é do interesse de seus "financiadores" e o povo... aahhh o povo... o povo acredita nos políticos em época de eleição e depois acredita nas denuncias contra eles feitas pela mesma imprensa que ajudou a elegê-los.

    Fui eu que fiz o comentário como "anônimo"... esqueci de assinar.

    ASS. Fábio Cândido (Arquiteto e Urbanista).

    ResponderExcluir
  7. Boa Fábio!!!Acredito que vc não deve morar em natal ou estar muito ocupado no seu trabalho e não conseguiu disseminar o q a matéria nos quis passar. Não sou o dono da verdade nem quero aqui provocar ninguém, vou falar um pouco mais da realidade que acontece e que sua Síndrome, que talvez não seja a de vira-lata, não percebeu o que tá acontecendo ou o que irá acontecer. Os Estádios construídos na Africa do Sul para a copa passada estão servindo de depósitos de lixo e até cogitaram em derruba-los e construir outra coisa, parece que só fizeram 12 eventos e em metade dos palcos da copa até hj. (Taí um Link)

    (http://globoesporte.globo.com/programas/globo-esporte/noticia/2011/06/um-ano-depois-da-copa-metade-dos-estadios-da-africa-do-sul-esta-ocioso.html).

    Você não deve sentir e deve ganhar um salário gordo ou até mesmo pensa que irá assistir a algum jogo, quando na verdade possa ser que se junte a uma boa maioria (eu) que irá assistir comendo um belo churrasquinho do lado de fora num telão, como os africanos na copa de 2010. Outra coisa, alguém sabe dizer o maior salário de um jogador aqui no RN?? 100, 200, 300 mil??meu amigo os nossos atletas colocam ligas no meião para não cair e bate bola num descampado de barro com uma chuteira Muriele!!e vem falar que isso é um investimento (1 bilhão) no futebol do RN?? É falado e citado Natal por ser nossa cidade de origem, por está mais por dentro de uma realidade que é nossa, mas sabemos que não será diferente de outros lugares no brasil. Aceitamos essa revolta porque é uma realidade, a alienação vem do não perceber os fatos e ver que as coisas estão acontecendo ao seu nariz e achar que tá tudo legal, vai ser legal. Outra, ninguém fala de porto alegre, de Curitiba ou de outros lugares porque estamos em NATAL, meu amigo!!eu acho que estás mais por dentro de lá do que daqui, porque vc falar de políticos de bem!!!Sem comentários...
    O que eu fico mais puto é que o povo necessita de obras, saúde e tudo mais e é negado ao longo da vida politica, mas para uma copa vem dinheiro de tudo que fundo de colchão, desenterrado, lavado, e assim investem numa infraestrutura passageira. É uma realidade em que o povo não suporta mais tanta tapa na cara e dedada no cu...
    Só pra finalizar, gosto desse Blog pois não tem ligação politica nenhuma, são textos criados por estudantes de jornalismo que estão se desenvolvendo e que estão evoluindo muito, Principalmente a lidar com criticas e debate-las. Mas talvez essa outra síndrome do (olha como o nome é bonito) Passarinho, pode ser da borboleta tb, que assola outra grande parte do nosso povo, deixem algumas pessoas voando por aí!!

    Abraço e força.

    (obs- Sou Leitor do blog)

    Diego Rabelo - Administrador, Técnico em Geologia.

    ResponderExcluir
  8. Ou melhor,
    Diego Rabelo - Filho dessa Terra. (Sem partido politico/sem apoio de mídia)

    ResponderExcluir
  9. Bom texto e de ampla discussão. Vocês amigos já falaram tudo! Só me resta falar sobre minha profunda indignação referente à "escassez" do desenvolvimento humano e as prioridades fúteis do governo. Para atrasarem mais essas obras vendo o governo tentando encobrir a sujeira toda na mídia, os operários estão fazendo paralisações constantemente reivindicando melhores condições de trabalho, na verdade, estão vendo de perto o superfaturamento das obras e estão querendo uma "pequena" participação no lucro. Há muito tempo não consigo ter orgulho dessa cidade onde nasci e fui criado, uma cidade que não possui estrutura para conceber um evento dessa magnitude por ser precária em várias coisas básicas, uma cidade corrupta que gasta bilhões numa obra para entreter turistas enquanto vejo todos os dias pelas ruas pessoas passando fome, sendo "espancadas" pela alienação da sociedade hipócrita que cada vez mais se ilude com o "desenvolvimento" urbano da cidade sem perceber que aos poucos estamos sendo postos pra fora, migrando para cidades vizinhas. Não haverá "pobre" morando em Natal futuramente, uma cidade com um custo de vida absurdo tornando-se uma prostituta do capitalismo!

    ResponderExcluir
  10. Caro Diego Rabelo, acho que você não leu meu comentário por completo... Não disse em nenhum momento que essa copa será a nossa redenção ou que tudo anda as mil maravilhas. Muito pelo contrário! A reflexão que propus foi em relação a parcialidade da mídia e a forma como ela defende os interesses daqueles que a financiam! Ou seja, os poderosos, o "centro-cultural e político" brasileiro. É óbvio que tá tudo sendo feito de forma equivocada! Tá quase tudo errado! Mas o que eu queria que os opositores ferrenhos da copa entendessem é que a Copa tinha tudo para ser um marco na nossa história. Isso se tivéssemos... eu disse TIVÉSSEMOS políticos capazes e honestos. Já pensaram se as obras de mobilidade fossem executadas de maneira que o "povão" fosse o mais beneficiado!? Ao invés da construção de viadutos, túneis ou duplicação de avenidas fossem ampliados e otimizados os nossos transportes públicos!? VLT (Veículo Leve sob Trilho)! Metrôs! Ciclovias! Ampliação dos corredores exclusivos para ônibus! Já pensaram se o que de fato tem que ser feito para cumprir as exigências da FIFA fosse de fato consolidado o quão nossa cidade evoluiria?! Saneamento em quase 100% da cidade é uma obrigação imposta pela FIFA... Será uma exigência cumprida?! Não! Infelizmente não!
    Mas enfim... o que me deixa mais revoltado é ver que a população natalense se deixa levar pela opinião de quem é de fora! Igualzinho o que acontecia com a nossa música uns anos atrás! Se fosse compositor ou cantor brasileiro não tinha o respeito de ninguém... mas se fosse um American Idiot... ai era o rei da música! Nós temos que parar de nos importar com a opinião (a maioria das vezes equivocas, parciais e preconceituosas) daqueles que se consideram o polo cultural do país... enquanto não fizermos isso... seremos apenas uma cidade provinciana... Não seremos um estado de influencia cultural!
    Outra coisa... meu salário não é gordo coisíssima nenhuma! Muito pelo contrário! Eu não to nenhum pouco vislumbrado com a vinda dessa copa... estou muito desiludido...
    O único lado positivo que consigo ver com esse evento aqui é o fortalecimento vertiginoso do nosso futebol!
    Por fim... contra essa síndrome da borboleta eu já estou vacinado faz tempo! Nunca cogitei, nunca votei e nem nunca votarei nessa dita cuja! Deus me proteja!

    Um abraço e espero que tenha compreendido meu ponto de vista!

    ASS.: Fábio Cândido.

    ResponderExcluir
  11. Valeu Fábio, peço desculpas por alguma ponderação e divergência, e espero poder discutir mais sobre esse e outros diversos assuntos abordados pelo Blog.
    Seu ultimo texto foi bastante esclarecedor, tem meu apoio e respeito.

    Abraço e estamos na luta.

    ResponderExcluir
  12. Eu também continuo torcendo para que Natal e outras cidades brasileiras façam uma Copa inesquecível. Acontece que são muitos os boatos, inúmeras as informações sem definição e isso parece querer desesperar o povo e seus governantes.
    As dificuldades realmente existem. Não estou alheio a elas. Porém, é preciso ser otimista, para nós mesmos não "cairmos em trevas".
    Montreal (Canadá) teve problemas para fazer a Olimpíada de 1976, mas cumpriu sua missão. A África do Sul penou para realizar a Copa de 2010, mas encantou o mundo com a alegria e empolgação de sua gente. E, apesar dos pesares, o Brasil vai superar as barreiras e fortalecer seu jeito de ser e viver para todos aplaudirem.

    ResponderExcluir
  13. População consciente, cobra o que de fato é necessário! #SemMais ... http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/corrupcao/suecia-nao-quer-saber-de-sediar-olimpiadas-porque-o-custo-e-muito-alto/

    ResponderExcluir