![]() |
| Fonte:melhoresdoyoutube.com |
No dia 1ª de Maio, do ano de 1994, o Brasil parou e se postou em lágrimas ao receber a pior notícia da história do nosso esporte, o falecimento de Ayrton Senna da Silva. Esse trágico fato ocorreu no Grand Prêmio de Ímola (Itália), na inesquecível curva Tamburello, de tristes recordações para todos os amantes de automobilismo e fãs do piloto.
Conta-se que os deuses da Grécia antiga temiam os seres humanos, pois acreditavam que se encontrássemos o nosso verdadeiro potencial (que estava guardado dentro de nós mesmos), poderíamos superá-los. Se isso é verdade, é possível que um simples mortal possa ser comparado a um Deus?
Carisma, pureza, espírito de vencedor e reverência de todos. Que outras características podem ser tão divinas quanto essas? E quem nesse mundo pôde unir de forma tão sublime tais atributos?
A resposta é muito simples e vem daquele que, em seu óbito, pintou o país com o preto do luto, e criou verdadeiros rios de prantos nos corações dos milhões que choraram a sua partida.
A morte! Como essa que é a única certeza da vida pôde ser tão cruel conosco? Como ela se atreveu a levar uma das nossas maiores alegrias?
![]() |
| Fonte:veja.abril.com.br |
Como fomos felizes com ele. Como transbordávamos de felicidade ao acordar numa insossa manhã de domingo e ter o privilégio de vê-lo atuar. Éramos seus co-pilotos, suas conquistas eram nossas e seu sobrenome virou do Brasil.
Dentro das pistas ele foi príncipe, foi rei e tornou-se lenda. Desafiou o tempo e o espaço. Bateu recordes a toda nova corrida. Criou marcas, metas, foi odiado e rival para Prost nenhum botar defeito.
Fez da velocidade a sua glória e sua sina. Foi veloz nas pistas, nas entrevistas, nos relacionamentos e até na morte. Partiu desse mundo sem deixar herdeiros, mas abandonando milhares de órfãos.
Ayrton Senna foi um Deus, sim. O nosso, pelo menos. Disso não abrimos mão! Transformou um esporte maçante e elitista em uma paixão nacional. Foi um estranho fenômeno da natureza, capaz de irradiar enorme felicidade, mesmo sem possuí-la.
![]() |
| Fonte:theformula1.wordpress.com |
Foi um perfeito paradoxo, a contradição personificada. Mesmo coberto de glórias, fazia do momento um contraste com seus olhos tristes e profundos, que deixavam transparecer a melancolia de sua alma.
Como fostes colossal, Ayrton Senna! Fizeste de tuas frases nossos mandamentos, compartilhou suas conquistas, e fez de você mesmo um exemplo de talento e inspiração.
Diante do que foi a vida desse herói romanesco, estou cada vez mais convicto de que a morte também possui suas particularidades: para meros mortais, ela significa uma tragédia, o fim de tudo. Para os mitos, ela representa apenas o caminho para a idolatria eterna.
Talvez o destino tenha se mostrado generoso. Se a morte é um fato concreto da qual não poderemos escapar, como transformá-la em algo glorioso?
![]() |
| Fonte:superspeedway.com.br |
Senna morreu exercendo sua principal atividade, em pleno combate, sendo transmitido para milhares de pessoas no mundo todo, estas mesmas que o consideravam imortal. Todas foram testemunhas ao vivo, do momento em que o grande campeão passava para o limiar de um simples humano. Contudo, neste caso a morte não tira o valor da glória, mas pelo contrário, acaba divinizando-a.
Que esse dia não seja de luto, mas sim de nostalgia. Lembremos dos belos momentos do piloto Ayrton Senna, do emocionante tema da vitória, sempre cantado em alto e bom som nos seus triunfos. E que saibamos sempre: a morte é um fato, mas o nome e as obras repercutem por toda a eternidade. Saudemos aquele que mais simbolizou essa teoria. Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do BRASIL!
“Convivo com o medo de morrer e ele me fascina”
(Ayrton Senna)
(Ayrton Senna)




SAUDADES!!!TE AMO SENNA!!! FIKA COM DEUS!!! MUITA PAZ E LUZ!!!
ResponderExcluirGrande Airton Senna, deixaste saudades...
ResponderExcluirLindo texto,me emocionei.Ele foi tudo isso mesmo. E vc escreveu uma bela homenagem. parabébs. eu lembro deste dia, de onde eu estava, e como fiquei sabendo a noticias...
ResponderExcluirEu era pequeno, assisti a poucas corridas e só pude conhecê-lo melhor depois de um tempo... Eu me lembro da comoção do Brasil e do mundo nesse dia, o Brasil ficou de luto por 1 mês e só voltou a sorrir com a conquista da copa do mundo logo em seguida.
ResponderExcluirEle era o grande ídolo da época, aquele que tínhamos gosto de torcer, que ganhava no sacrifício, que nos surpreendia o tempo todo. Era idolatrado não só por nós brasileiros mais naquele dia o mundo chorou sua perda e ainda hoje lamentamos.
Meu amigo o cita como um Deus, um imortal... Lembrando disso, uma frase que Aquiles usou na famosa guerra de Tróia; "Os Deuses nos invejam, porque as nossas vidas passam para eles como um piscar de olhos, porque vivemos intensamente a cada momento, porque a cada suspiro pode ser o nosso último"! Não caberia melhor frase a minha falta de palavras e elogios a essa pessoa cujo à vida viveu tão intensamente, nosso eterno ídolo Ayrton Senna.
O MELHOR O GENIO F1 SEM ELE TA MERDA TA FALAR VERDADE ENTÃO QUERIA PEDIR SE ALGUEM REALMENTE TEM TODAS CORRIDAS DELE GRAVADAS ME AVISEM GOSTARIA DE CONSGIR TODAS DO INICIO 1984 A ULTIMA CORRIDA 1 DE MAIO DE 1994 OU SE SOLBER SITER REALMENTE DE BAIXAR CORIDAS COMPLETAS SEM TEIPES PASSE AE PORFAVOR TO TENTANDO ACHAR TA DIFICIL AE ODIO DA DISSO GLOBO FDPS PODIAM COLOCAR DVD TODAS CORRIDAS PRA VENDER PELA SOM LIVRE
ResponderExcluirse souberem me madem aalexandrogremio@bol.com.br se souberem oks se ñ vão se catar
Que lindas palavras! O cara era genial e fantástico nas pitas!
ResponderExcluirAyrton, Ayrton, Ayrton Senna do BRASIL!