sábado, 21 de abril de 2012

O MMA Potiguar á Caminho da Consagração Mundial:


Foto:Felipe Neri
           Já faz um tempo, que o MMA (sigla inglesa para Artes Marciais Mistas), vem crescendo e conquistando vários admiradores no Brasil. Dentro do nosso estado vários atletas vem se destacando no cenário internacional, um deles é Renan Barão um dos candidatos ao titulo mundial dos pesos Galos (até 61kg) do “Ultimate Fighting Championship”, Campeonato Supremo de Lutas na tradução para o português.competição é considerada pela mídia especializada como a maior do mundo. O próximo desafio de Barão será em julho, no UFC 148, em Las Vegas, EUA.


Foto:Felipe Neri
           Apesar das origens Gregas e asiáticas, as lutas marciais começaram a ganhar notoriedade mundial aqui no Brasil, com o brasileiro Carlos Gracie, que criou a primeira edição do UFC (Ultimate Fighting Championship) no ano de 1993, na cidade de Denver, EUA. No mesmo ano, seu sobrinho, Royce Gracie, praticante de Jiu-jitsu,  venceu o torneio, demostrando ao mundo a força da arte brasileira. Após uma longa batalha para ser sancionado e à beira da falência, o Grupo Semaphore se reuniu com os executivos do Station Casinos, Frank e Lorenzo Fertitta e o promotor de boxe Dana White em 2001. Um mês depois, em janeiro de 2001, os Fertittas e Dana White compraram o Ultimate por 2.000.000 de dólares estadunidenses e criaram a Zuffa, empresa que passava a ter a patente controladora do campeonato. Tendo relações com a Comissão Atlética de Nevada (Lorenzo Fertitta já havia sido seu membro), a Zuffa conseguiu assegurar aprovação para realizar lutas em Nevada em 2001. Pouco tempo depois, no Ultimate 33, a competição retornou ao pay-per-view da televisão a cabo americana.
Fonte: Site do UFC
          No RN, grandes nomes sugiram nesse esporte começando por Gledson Tibau, Ronny Marques, Patrício Pitt Bull, Gasparzinho, Renan Barão, entre outros. Em Natal Três grandes academias são as responsáveis pela formação desses atletas, são elas: Kyoto Matriz, Kombat e a Kimura Nova União. Assim como em todo Brasil, o jiu-jitsu é a base de luta mais ensinada em nossa cidade. Para o professor, Eric “Russinho”, a importância de sabe lutar nesse estilo está no fato de que o MMA por ser um esporte de variação, o jiu-jítsu torna-se fundamental para o combate de solo, além de ser uma arte marcial com DNA verde e 
amarelo.
O comentarista esportivo Felipe Neri ao lado do professor Erick Russinho
Foto :Ericleiton dos Anjos  
                      
          Apesar da rivalidade entre as equipes em Natal, os lutadores são disciplinados pelo respeito e a educação alimentar. Sobre as disciplinas e regras, o professor e lutador da Kyoto Matriz Anistavio ''Gasparzinho'' Medeiros afirmou que: “disciplina de um bom lutador é evitar brigas na rua para não manchar o nome do MMA, não se misturar com maus elementos, como torcidas organizadas. Na academia sempre respeitar o mestre, evitar falar palavrões no tatame” Ele ainda brincou dizendo que MMA é como a sala de aula “quando ganha a faixa preta, já está na faculdade”.
          Além da disciplina, outro fator que completa um atleta de MMA, é a alimentação, papel importante para o lutador, é recomendando para o esportista iniciante se alimentar bem e evitar comidas gordurosas e frituras. Para o lutador profissional é mais rigorosa, pois muitas vezes tem quer perder peso para que na hora da pesagem (que acontece um dia antes da luta), esteja na medida certa da sua categoria. Em muitos casos é utilizado o método de água destilada ou o uso de sauna para que o praticante perca o Máximo de calorias possíveis. Depois da pesagem, tem a volta do seu peso atual, nesse momento é recomendado que o lutador se alimente bem, para repor as calorias que perdeu. 



Por:Ericleiton Dos Anjos 


Renan Barão fala sobre sua expetativa para o UFC 148 
Renan Barão melhor atleta potiguar no UFC
Foto:Felipe Neri  
    Nascido em Natal-RN, no dia 27 de fevereiro de 1987, Renan “Barão” é um dos lutadores de melhor aproveitamento dentro do UFC. Com um estilo agressivo e técnico de luta conseguiu ter seu espaço no evento. Ganhou fama mundial após derrotar o americano, Scott Jorgensen, na edição 143 do Ultimate. Ele tem agora a chance de disputar o cinturão da categoria do peso Galo (até 61 kg), para isso, basta vencer o lutador, Ivan Menjivar (El Salvador), no UFC 148.
 Nome: Renan do Nascimento Mota Pegado
Cartel no MMA:
 Total de lutas: 30
Vitórias: 28     
Por nocaute: 6     
 Derrotas: 1 




entrevista:   
Como surgiu a idéia de pedir uma luta pelo titulo?
Renan Barão:
       Achei que estava na minha hora de pedir, já tinha feito cinco lutas pela ZUFA ,e acho que estava na hora de chegar e lutar pelo titulo.


O que você conhece de seu adversário?
Renan Barão:
         Ah, sei que ele é uma cara bem duro, de muita habilidade na luta em pé, tem um boxe bem afiado, é um bom trocador, estou treinando ai, fazendo meu trabalho e se Deus quiser, vou mostrar lá a força do Rio Grande do Norte.

Como você analisa a falta investimento publico no seu esporte, em comparação ao futebol local?

Renan Barão:
       É , graças a Deus, a gente teve várias oportunidades ai, sem ajuda de ninguém, damos o sangue pelo nosso estado. Só tenho ajuda da nossa equipe e das empresas privadas.

por: Felipe Neri Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário