![]() |
| Fonte:mecaoeminhavida.blogspot.com |
São denominados de mistos, aqueles torcedores que torcem contra a sua terra, contra o seu estado, sua cidade, e seu povo. São aqueles que torcem por times de outros estados, e em alguns casos esses “torcedores” sequer conhecem a cidade, o estado deste time o qual ele declara amor.
Não é difícil você encontrar esse tipo de torcedor, geralmente eles torcem por um time Carioca ou Paulista, e outro do seu estado (no nosso caso: América, ABC, Potiguar, Baraúnas, Alecrim, etc...). Parece até ilógico, mas alguns deles torcem apenas para os times de fora, e não valorizam o futebol potiguar. Esse é o pior tipo de torcedor misto que existe. Lembro-me muito bem quando fazia o ensino médio, tinha um amigo que torcia apenas pelo Corinthians, e quando perguntávamos a ele sobre os times do RN ele era categórico em dizer: “Não torço por nenhum, ABC e América juntando os dois não dá um time, são dois
lixos”.
lixos”.
![]() |
| Foto:diariodenatal.com.br |
Agora o que esse meu amigo não percebia era que ele e tantos outros “mistos” eram os responsáveis por tamanha disparidade financeira entre nossos clubes e os milionários e endividados do sul/sudeste.
Para fundamentar o que eu estou dizendo, vou mostra-los alguns números, chega a ser espantosa a diferença financeira entre os poderosos cariocas e paulistas em relação aos potiguares. Mas, pior que isso é a disparidade entre times dos estados de Pernambuco e Bahia em relação aos nossos times.
Mais precisamente os times do Recife e de Salvador leiam-se: Náutico, Sport, Santa Cruz, Vitória e Bahia, ele possuem cotas de tevê muito superiores aos nossos representantes.
![]() |
| Foto:leoesdorn.blogspot.com |
Os motivos para essa disparidade financeira são muitos, no entanto, certamente um deles é a valorização do futebol local, em Pernambuco e na Bahia, por exemplo, se têm uma maior valorização dos times locais. Lá em Recife você não encontra muitos torcedores mistos, tem algumas exceções, mas os pernambucanos em sua maioria torcem apenas por seus times: Sport, Náutico, Santa Cruz e os clubes do interior. Com essa mentalidade de torcer pelos times locais, o futebol desses estados ganha muito, os clubes se fortalecem, lucram mais, e recebem um montante maior referente às cotas de TV.
É simples, os clubes que dão mais audiência, os clubes que têm mais adeptos, recebem mais. Por isso a importância de torcer apenas para os times do seu estado e deixar de lado os times dos outros. O que é dos outros é dos outros, temos que cuidar do que é nosso, e fortalecer o nosso futebol.
Vejam quanto cada clube recebeu da televisão referente aos direitos de imagem na Série A e B do Campeonato Brasileiro deste ano:
Série A:
Flamengo e Corinthians: 84 milhões,
São Paulo, Santos, Vasco e Palmeiras: 75 milhões.
Botafogo, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Fluminense: 55 milhões.
Bahia, Atlético de Goiás, Coritiba, Portuguesa, Sport, Náutico e Figueirense: 29 milhões.
Série B:
Avaí 34, 6 milhões, Vitória 34,2. São Caetano 25,3, Criciúma 22, 5. Barueri 21,2. Bragantino 6,5. América e ABC 1,8 cada.
Obs: Todos com valores em milhões.
Como podemos ver os paulistas sempre são privilegiados, independente de ter muitos adeptos ou não. Os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro apenas pelo fato de serem desses estados sempre são beneficiados nas cotas de televisão. No entanto, os nordestinos que possuem um futebol local valorizado, e grandes torcidas, conseguem também ter uma cota “gorda” referente aos direitos televisivos, como são os casos do Vitória na Série B e Náutico e Sport na Série A.
Não posso tapar o sol com a peneira e dizer que o problema de todo o futebol do Rio Grande do Norte são os mistos, porém, eles detêm sim uma grande contribuição para o “fracasso” do nosso futebol.
Apesar de tudo isso nós temos times tradicionais, temos o América que está entre os 30 melhores times do Brasil de acordo com o Ranking da CBF, e que já teve participações na primeira divisão. Temos também o ABC que é o maior campeão estadual do Brasil e que recentemente foi Campeão Brasileiro da Série C.
![]() |
| Foto:juventustravesso.blogspot.com |
Mesmo sem uma grande valorização por parte dos potiguares, nossos times ainda assim conseguiram resultados expressivos, e de acordo com a realidade financeira, representam muito bem o futebol norte rio grandense. Imagina então se o torcedor potiguar dessem o devido valor ao seu futebol, aonde poderíamos estar?
Por :Rafael Araújo
Por :Rafael Araújo




Nenhum comentário:
Postar um comentário