sexta-feira, 18 de maio de 2012

Situação dos nossos estádios para a Série B do Brasileiro.



             Estádio José Nazarenão do Nascimento, o Nazarenão, como é mais conhecido, fica localizado na cidade de Goianinha-RN, as margens da BR 101. O estádio atualmente possui capacidade para 6.500 pessoas e está liberado para receber mais uma vez o América, agora pelo Campeonato Brasileiro da Série B.
              No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol liberou o estádio apenas para o primeiro turno da competição, tendo em vista que ele não atende a algumas exigências da CBF. Como por exemplo: a capacidade do estádio. O Nazarenão precisa ter uma capacidade mínima para 10 mil pessoas, e melhorias nas cabines de imprensa, que não acomoda como deveria os profissionais da comunicação, além de ficarem muito próximas das arquibancadas, o que pode gerar desconforto para alguns jornalistas.
            Apesar disso, o estádio da cidade de Goianinha tem um gramado muito bom, e a arquibancada é bem próxima do campo, o que é importante, até para que a torcida jogue junto e faça pressão no adversário. Mas, é claro, que a distância da capital atrapalha, pois na Série B do Brasileiro temos muitos jogos em dias e horários inconvenientes, como: Sexta Feira às 20h30min ou às 21 horas e Terça Feira também às 20h30min. Um horário como este complica e muito a vida do torcedor, que muitas vezes não pode ir ao jogo do seu time do coração.
            Isto afeta diretamente o clube que, possivelmente, terá prejuízos em alguns jogos do campeonato. É uma situação bastante embaraçosa, pois em um dia de terça feira a noite, por exemplo, para o torcedor se deslocar até Goianinha, ver o jogo e regressar a Natal após a partida, fica difícil, principalmente para aquele torcedor que trabalha ou estuda no outro dia pela manhã.
            Creio que este ano será muito difícil para o América, pois jogar um campeonato longo e distante da capital é realmente muito complicado. Já vimos isso ano passado, quando grandes times do futebol brasileiro, como Cruzeiro e Atlético Mineiro, tiveram que mandar seus jogos fora de Belo Horizonte, e isso quase custou à queda dos rivais.



           Estádio Maria Lamas Farrache, o Frasqueirão, como é mais conhecido. O estádio está localizado na Rota do Sol, em Natal, tem capacidade para 18 mil pessoas e é de propriedade do ABC. Diferente do Nazarenão, o Frasqueirão não tem problemas para sediar jogos da Série B. O gramado é bom, a capacidade é superior à exigida pela CBF, e as cabines de imprensa também estão dentro dos padrões.
           O torcedor alvinegro está bem cômodo em relação ao seu rival. Como o Mais Querido tem seu estádio e joga em Natal, os horários “inconvenientes” que atrapalham os rubros, não atrapalham tanto o torcedor do ABC, já que este torcedor não precisa sair da sua cidade para ver o jogo.
           Talvez o único “problema” que o estádio Maria Lamas Farrache tenha é em relação a ambulância, algumas pessoas, principalmente torcedores do América, alegam que o estádio não tem espaço para que a ambulância fique dentro do gramado, no entanto, apesar de ser uma exigência da entidade, não me recordo da CBF ter tentado vetar o estádio por causa disso.

Por: Rafael Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário